Oito dos melhores espaços de concertos da Europa

Sempre quiseste ver a tua banda preferida no estrangeiro? Estás a planear uma escapadela de fim-de-semana e apetece-te ver um concerto? A música é uma linguagem universal, mas cada espaço de concertos tem um ambiente único. Eis as nossas sugestões para oito das melhores salas de concertos da Europa

1. King Tut’s Wah Wah Hut, Glasgow

Imagem via iStock: PeopleImages

O King Tut’s Wah Wah Hut tem uma boa reputação, no que diz respeito a ser um sítio onde artistas pouco conhecidos, mas que virão a ser famosos, vêm tocar. Bandas como os Oasis, Blur, Biffy Clyro, e Coldplay começaram a sua carreira neste espaço intimista, antes de se transformarem em estrelas mundiais. Podes consultar a lista de concertos do espaço para ver quem vai lá tocar, para depois poderes dizer que viste a banda mais famosa do Reino Unido a tocar ao vivo antes de se tornar conhecida.

 

Voos para Glasgow

2. Szimpla, Budapeste

Imagem via iStock: ToL_U4F

O pub em ruínas mais famoso de Budapeste, o Szimpla, tem razões para ter esta boa reputação. Ali, acontecem mercados agrícolas, feiras de discos e de música, exibições de cinema e exposições. No entanto, o Szimpla atinge o auge com a música ao vivo. Nenhuma visita a Budapeste fica completa sem uma passagem pelo Szimpla, com punk, funk, folk, electro e tudo o que há pelo meio.

 

Voos para Budapeste  

3. Paradiso, Amesterdão

Imagem via iStock: Suzanne Bainton

O Paradiso abriu a 30 de Março de 1968, com o objectivo de ser um espaço aberto ao talento criativo. Este sentimento persiste ainda hoje, com diversos artistas emergentes a actuar todas as semanas neste que é um dos melhores espaços de concertos da Europa.

 

Voos para Amesterdão

4. Monarch, Berlim

Imagem via iStock: bernardbodo

Berlim e a música ao vivo andam de mãos dadas. Contudo, em vez de ires a um dos sítios populares, não há forma melhor de descobrir a cena musical da cidade do que num dos seus espaços underground. O Monarch é um dos melhores espaços para fãs de electro e indie da Europa. Bandas e DJs actuam para uma sala cheia, numa experiência inesquecível.

 

Voos para Berlim

5. Whelan’s, Dublin

Imagem via iStock: LukaTDB

Este é o berço da música ao vivo em Dublin. Quase todos os artistas da cena musical irlandesa tocaram no palco do Whelan’s, em algum ponto das suas carreiras. Todas as noites da semana há concertos ao vivo, discotecas silenciosas, DJs indie de topo e até mesmo comédia ao vivo às segundas-feiras, se te apetece rir um bocado. Visita o sítio web para veres o que há em agenda durante a tua viagem e não te esqueças de passar pelo Bourke’s, para tomar uma pint de Guinness antes do concerto!

 

Voos para Dublin

6. The 100 Club, Londres

Imagem via iStock: PeopleImages

Localizado no número 100 de Oxford Street, o The 100 Club tem sido a casa da música ao vivo na capital inglesa desde 1942. Os maiores nomes do punk têm agraciado o seu palco ao longo dos anos, incluindo nomes como os Sex Pistols, Black Flag, e os The Clash, só para enumerar alguns. Até mesmo os Rolling Stones tocaram um concerto-surpresa no The 100 Club. Por isso, nunca se sabe quem poderás apanhar a tocar ao vivo!

 

Voos para Londres

7. Sidecar, Barcelona

Imagem via iStock: egon69

Vais encontrar o Sidecar mesmo à saída das Ramblas, no centro de Barcelona. Esta sala está aberta todos os dias da semana, proporcionando uma selecção musical diversificada, que passa por DJs electro, bandas de rock, e a ocasional noite de karaoke, em boa medida.

 

Voos para Barcelona

8. Prinzenbar, Hamburgo

Imagem via iStock: Starcevic

Decorado com candelabros de cristal e estuque delicado, ninguém te levaria a mal se pensasses que ias assistir a uma ópera nesta discoteca acolhedora. Mas não. Na verdade, o Prinzenbar é um espaço reverenciado da música techno e electrónica, no coração de St. Pauli. Outrora um cinema, agora acolhe algumas das festas mais eléctricas de Hamburgo e concertos.

 

Voos para Hamburgo

 

 

Esta é a nossa lista de espaços de música preferidos da Europa. Podes descobrir ainda mais sobre música, voando com a Ryanair e lendo o nosso artigo As cidades com mais música da Europa.

 

- Seán Walsh