La La Lands: As cidades com mais música da Europa

Chega-te para lá, Los Angeles! No que diz respeito a cantar e dançar, a Europa está muito à frente. Prepare-se para vibrar ao ritmo destas cidades dignas de um Oscar, apenas a um curto voo de distância.

Salzburgo, Áustria

Julie Andrews pode ter dançado há mais de cinquenta anos a valsa pelo fenomenal cenário alpino desta cidade fora, mas o legado de “A Música no Coração” ainda mexe.

 

Quer ver os locais onde Maria e companhia cantarolaram “Do-Re-Mi”, ou o famoso coreto onde Liesl cantou com Rolf a canção “Sixteen Going on Seventeen”?

 

Em muitos aspectos, Salzburgo é o sonho de um melómano.

 

A cidade-berço de Mozart tem uma fervilhante cena musical: poderá ver concertos de bandas internacionais em locais como a Rockhouse Salzburg e no Jazz It Musik Club, ou marcar na agenda a data do anual Festival de Páscoa de Salzburgo, durante o qual a música clássica toma conta das salas de concerto da cidade durante a Semana Santa.

Dublin, Irlanda

Dublin é uma cidade que merece uma ovação de pé, já que foi aqui que nasceram os premiados musicais “The Commitments” e “Once”.

 

Dos músicos de rua em Grafton Street and Temple Bar às sessões musicais com bodhráin [tamborins típicos] em pubs como o The Cobblestone e o O’ Donoghues, a capital irlandesa vive e respira música.

 

Assista a concertos das grandes bandas do futuro no Whelan’s ou no The Workmans Club; veja um musical internacional no The Bord Gais Energy Theatre ou no The Gaiety Theatre; aterre num festival de Verão como o Forbidden Fruit, o Longitude ou o Live at the Iveagh Gardens.

Paris, França

Em 2001, o realizador Baz Luhrman reimaginou o parisiense Moulin Rouge nos seus tempos áureos, cheio de glamour, brilho e extravagância musical bem regada com absinto.

 

O filme capturou a essência de um dos marcos mais icónicos da capital francesa, que ainda hoje atrai centenas de milhares de visitantes todos os anos.

 

Este teatro inspirado em moinhos abriu em 1899 e é um símbolo do período da Belle Époque da cidade, uma era de criatividade, liberdade e excesso, no virar do século XIX para o século XX.

 

Quer assistir a um dos espectáculos emblemáticos do Moulin Rouge? Para não ficar desapontado, é essencial marcar com antecedência.

Londres, Reino Unido

De “My Fair Lady” a “Oliver!”, passando por “Mary Poppins” até a “Um Conto de Natal”, Londres tem sido o pano de fundo de alguns dos musicais mais amados do cinema.

 

A cidade em si é um parque de diversões para apreciadores de teatro, podendo encontrar-se no West End uma das maiores áreas de concentração de teatros do mundo.

 

Dica: O quiosque TKTS em Leicester Square tem à disposição bilhetes a metade do preço ou com desconto nos dias de espectáculo. Em alguns casos, os bilhetes podem mesmo ser adquiridos até 7 dias antes.

Berlim, Alemanha

A era dos musicais teve o seu apogeu em Berlim durante os loucos anos 20, altura em que ousados espectáculos de cabaret iluminavam os palcos e o Charleston estava na berra nas pistas de dança.

 

Hoje em dia, Berlim está na lista das capitais de música da Europa. Tendo seduzido artistas como David Bowie, Depeche Mode e Iggy Pop, a cidade continuar a apelar aos grandes nomes da indústria musical.

 

Do jazz ao techno, Berlim está ao rubro com variedade. Não se esqueça dos seus sapatos de dança!

 

- Fiona Hilliard