7 razões para o Instagram estar apaixonado por Wroclaw

A quarta maior cidade da Polónia pode ter um nome difícil de pronunciar (pronuncia-se “Vrotzláv”), mas é o sonho de qualquer fotógrafo. Prepare o seu Instagram para estas 7 imagens imperdíveis...

Edifício da Câmara Municipal

O centro histórico de Wroclaw está repleto de jóias arquitectónicas, mas é na Rynek (Praça do Mercado) que pode encontrar a verdadeira jóia da coroa: o edifício em estilo gótico da Câmara Municipal.

 

Datado do século XV, é um edifício lindíssimo, coroado com coruchéus em forma de vela e um relógio astronómico perfeitamente funcional. Nem precisa de usar filtro.

Anões endiabrados

Os habitantes mais pequenos da cidade surgiram nas ruas de Wroclaw em 2001, fazendo parte do movimento anti-comunista Laranja Alternativa. Desde então, centenas de figurinos de todos os tamanhos e feitios têm enchido a cidade.

 

Hoje, são uma das atracções turísticas mais populares, sendo-lhes dedicadas visitas guiadas e passatempos para os encontrar a todos. Para ajudar a descobrir os mais famosos, há visitas especializadas e um mapa especial. Apanhe-os todos se conseguir.

Arte urbana

Wroclaw cimentou o seu estatuto como a capital polaca da arte urbana graças a instalações de rua, criadas quando a cidade foi Capital Europeia da Cultura em 2016.

 

Para ver alguns dos melhores exemplos, visite este mapa descarregável com todos os principais murais de rua da cidade, criado pela galeria BWA, a maior instituição de arte urbana de Wroclaw.

À luz da lanterna

Ostrów Tumski, também conhecida como a Ilha da Catedral, é um dos locais mais românticos da cidade, especialmente ao cair da noite, quando iluminada pela luz suave das suas lamparinas a gás.

 

A primeira lamparina a gás em Wroclaw foi acendida em 1846. Nessa altura, as lamparinas a gás eram a única fonte de iluminação pública até aos anos sessenta, altura em que foram substituídas por iluminação eléctrica.

 

Para gáudio dos instagrammers, as lamparinas a gás de Ostrów Tumski sobreviveram à era moderna, mantendo-se esta tradição única até aos dias de hoje.

 

Planeie a sua visita para coincidir com o pôr-do-sol e observe o acendedor de lamparinas, envergando a sua típica capa e cartola, acender as 103 lamparinas da zona. É um momento de pura magia.

Igreja de Santa Isabel

Suba os 300 ou mais degraus da torre da Igreja de Santa Isabel para poder apreciar o mosaico colorido da arquitectura da cidade.

 

Um aviso a quem sofre de claustrofobia: a subida ao topo é feita num espaço muito inclinado e apertado. Contudo, ao chegar, a recompensa vale bem o esforço.

Fonte de Wroclaw

Como não gostar de uma fonte que canta, dança e dispara raios de laser e foguetes? A Fonte de Wroclaw tem espectáculos gratuitos de Maio até ao fim de Outubro.

 

As actuações duram entre 3 a quase 20 minutos. As melhores fotografias conseguem-se à noite, durante o espectáculo de luzes.

Vinyl Cafe

Para uma estética ideal de Instagram, nada como gramofones, canecas de café variadas, fotografias desbotadas pelo tempo e pilhas de discos de vinil.

 

No entanto, é a excelente selecção de cervejas, vinhos e deliciosas fatias de bolo de chocolate que convencem a passar um pouco mais de tempo neste espaço.

 

- Fiona Hilliard