Os bairros mais hipster da Europa

As cidades europeias, a mistura cultural do mundo, estão constantemente a reinventar-se da melhor forma. A Europa, recheada de arquitectura incrível, aldeias pitorescas e uma história obscura, é uma fonte inesgotável de inspiração artística e criativa. Canalizando toda a energia reprimida dos seus millennials radicais, zonas negligenciadas por todo o continente estão a viver uma fase de renascimento. Está a acontecer uma celebração alternativa nas nossas cidades preferidas para escapadinhas e nós estamos cá para a viver! Segue o rasto dos cafés irritantemente chic e das lojas vintage, para descobrires os bairros mais hipster da Europa.

1. Kreuzberg, Berlim

via Facebook @blnxberg

Indiscutivelmente a cidade mais cool da Europa, um ar de glamour corajoso paira sobre a capital alemã. Fiel ao estilo de vida cultural da idade, o principal centro hipster de Kreuzberg encarna esse movimento com arte urbana, restaurantes originais e habitantes locais com espíritos livres. Mantendo uma forte influência turca, esta zona está cheia de excelentes sítios para comer e bares casuais. Dá início à tua experiência na zona de Bergmannkiez e dá uma vista de olhos às diversas lojas de roupa e artigos em segunda mão, boutiques de roupa, e relaxa num café artístico. Aproveita para dar um passeio em Viktoriapark e come qualquer coisa de uma das bancas no muito amado Markthalle Neun. Kreuzeberg alberga a infame Galeria Eastside. Por isso, podes dar larga ao fotógrafo dentro de ti e tirar fotografias ao longo dos 150 murais pintados no que resta do Muro de Berlim. Uma visita a esta ousada cidade não pode ficar completa sem um passeio por este paraíso hipster.

 

Voos para Berlim

2. Exarchia, Atenas

via Facebook EAPXEIA - EXARCHIA

Outrora um centro para anarquistas políticos, este pequeno canto da capital grega tem muito que se lhe diga. Localizado entre a Universidade de Atenas e o Politechion, as ruas de Exarchia são tudo menos assustadoras. Passeia por um labirinto de murais marcadamente políticos e abraça a onda alternativa da zona. Dá uma vista de olhos nas lojas de discos vintage e pede uma cerveja num dos muitos bares de música ao vivo da praça. Como o centro criativo da cultura jovem de Atenas, este bairro tem uma das melhores cenas nocturnas que alguma vez vais encontrar, sendo um sítio excelente para jantar à moda mediterrânica.

 

Voos para Atenas

3. Brick Lane, Londres

iStock coldsnowstorm

Brick Lane, onde fica o Cereal Killer Café, famoso no Instagram, é conhecida como uma das ruas mais radicais da capital britânica. Durante muitos anos, esta zona foi famosa pela sua ligação aos crimes de Jack, o Estripador. Contudo, em tempos mais recentes, Brick Lane tem vindo a transformar-se num sinónimo de hipster chic. Imagina edifícios cobertos de arte urbana e mercados vintage escondidos, para captares ao que nos estamos a referir. Atraindo artistas autoproclamados de toda a parte, esta zona conta com inúmeras galerias, com o mercado de roupa The Old Truman Brewery, assim como uma variedade de boutiques vintage. Passeia pelas ruas calcetadas para veres exposições em armazéns, comeres bagels em tons de arco-íris e conhecer desginers topo de gama. Sendo um bairro popular para migrantes do Bangladesh, também poderás ali encontrar alguns dos melhores restaurantes étnicos do Reino Unido. Carrega a bateria da tua máquina fotográfica, escolhe a tua roupa mais digna de aparecer no Instagram e viaja até ao leste, para conheceres a cena artística de Londres, como nunca a viste antes.

 

Voos para Londres 

4. Bairro VII, Budapeste

iStock Panama7

O antigo bairro judeu, conhecido entre os locais como Erzsebetvaros, está na moda como o bairro mais curioso da capital húngara. Ainda há resquícios da influência judaica, com uma abundância de lojas kosher, assim como a Grande Sinagoga Moura. No entanto, esta zona também tem vindo a ganhar reputação como a central festiva da cidade. Albergando o famoso Szimpla Kert, os edifícios delapidados do bairro são o sítio original dos históricos bares em ruínas, e as ruas em redor estão repletas de animadas discotecas e pubs. Graças ao seu programa de reabilitação, a zona está a ressuscitar da forma mais colorida possível, e os seus restaurantes artesanais atraem cada vez mais grupos provenientes de todo o mundo. O Bairro VII está definitivamente a ganhar cada vez mais fama. Por isso, vai até lá o mais rápido possível, antes que a magia se acabe e se transforme no pesadelo de qualquer hipster - uma coisa sem originalidade!

 

Voos para Budapeste 

5. Praga, Varsóvia

via Facebook @NeonMuzeum

Abraçando a margem direita do rio Vistula, Praga reclamou para si o título do bairro mais alternativo de Varsóvia. Passando a fazer parte da cidade oficialmente durante o século XIX, a zona onde fica o estádio nacional é encarada por muitos como a parte mais autêntica de Varsóvia, visto que não foi demolida durante a Segunda Guerra Mundial.  Ficando do lado oposto ao Centro Histórico, infestado de turistas, esta área tem imensas atracções, como a Fábrica Soho, onde fica o Museu do Néon, lojas de design, restaurantes, e o monumento à Banda de Praga. Este bairro oriental também é conhecido por ter algumas das melhores discotecas da cidade, sendo indiscutivelmente a parte mais artística da capital polaca.

 

Voos para Varsóvia 

6. Canal Saint Martin, Paris

iStock espiegle

Evita o romance e a Torre Eiffel em favor dos putos fixes, nas margens do Canal Saint Martin. Esta via fluvial, que liga o Nordeste de Paris ao Sena é uma zona vibrante de criação artística, sendo também uma agradável fuga às hostes de turistas chatos e demasiado entusiasmados. Aventura-te pelas pontes pedestres de ferro, abastece-te nas mercearias baratas e prepara um piquenique parisiense para todo o dia à beira da água. Alinhada com bares shabby-chic e bistros cheios de estilo, esta zona é a melhor para veres como é viver na cidade como se fosses de lá e conhecer a capital francesa de um ponto de vista inesperadamente radical. Construído no século XIX por Napoleão, no 10e arrondissement, este canal é frequentemente usado como cenário para filmes.

 

Voos para Paris 

7. Norrebro, Copenhaga

via Facebook @wearenorrebro

Esta sugestão implica que uses um capacete e uma mente aberta, à medida que circulas de bicicleta pelas ruas do multicultural bairro de Norrebo, em Copenhaga. Repleto de restaurantes de kebab e lojas indie, diz-se que Norrebrogade, a rua principal do bairro, é uma das vias de ciclistas mais movimentadas da Europa, assim como o centro da vida nocturna da cidade. Passeia por Ravnsborggade e Sankt hans Gade, para viveres a experiência de compras vintage por excelência, e dá uma olhadela pelos portões do cemitério de Assistens, para veres a sepultura do ícone literário Hans Christian Anderson. Com os seus restaurantes de alto nível, café artesanal, mercados de rua e bares que ficam abertos até tarde, vais converter-te num ápice ao estilo de vida hipster.

 

Voos para Copenhaga

8. Amesterdão Norte

via Facebook @iamsterdam

É quase impossível criar uma lista de paraísos hipster sem incluir a escandalosamente pioneira cidade liberal da Europa, Amesterdão. Através da água, do lado directamente oposto à Estação Central, Amesterdão Norte encarna a cultura alternativa, sendo sinónimo de inovação criativa. Albergando alguns dos sítios mais emblemáticos da cidade, este espaço cheio de estilo à beira da água está em constante mutação. Visita as suas inovadoras pérolas arquitectónicas, como a torre A’DAM e o EYE Filmmuseum, e aproveita para beber um copo num dos bares dentro de renovados contentores marítimos, no Cais NDSM. Certifica-te de que guardas algum tempo para relaxares numa das galerias de arte da zona, ou para te misturares com os habitantes locais, nas bancas de Pekmarkt.

 

Voos para Amesterdão 

9. Hornstull, Estocolmo

via Facebook @hornstullsmarknad

Localizado no topo de Sodermalm, o bairro de Hornstull ergueu-se das cinzas, transformando-se numa das zonas mais cheias de estilo de Estocolmo. Com um centro comercial acabado de construir, restaurantes de topo, bares e uma impressionante cultura de café, as ruas estão repletas de indivíduos criativos e empreendedores a preparar a próxima grande sensação. Passa um fim-de-semana a provar a gastronomia local nas rulotes de comida em Hornstulls Marknad e diverte-te toda a noite em algumas das melhores discotecas da cidade. Faz a viagem até oeste e não vais ficar desiludido/a.

 

Voos para Estocolmo

 

Marca-nos nas tuas fotos dos bairros mais hipster da Europa com a tag #ryanairstories, para teres a oportunidade de aparecer no feed de Instagram da Ryanair.

 

- Lucy Norris