Conhecer Bruges como se fosse de lá com Dominique Persoone

Nascido em Bruges, o mestre chocolateiro Dominique Persoone é conhecido como o enfant terrible do mundo do chocolate. Ou, nas suas palavras, um “mestre choque-a-lateiro”.

 

Em conjunto com a sua esposa Fabienne, gere as lojas da marca The Chocolate Line em Bruges e Antuérpia, e uma fábrica de chocolates em Bruges.

‘Shock-o-latier’ Dominique Persoone

Antuérpia, e uma fábrica de chocolates em Bruges.

 

A abordagem da Chocolate Line, no que diz respeito ao chocolate, tem sido sempre mais rock and roll do que rolo da massa.

 

Persoone criou um uma famosa máquina de snifar chocolate para uma festa de aniversário da revista Rolling Stone, assim como um baton de chocolate comestível.

 

Recentemente, produziu um shot de tequilla com praliné, que consiste numa pipeta com tequilla num pequeno copo de chocolate.

 

Na sua loja de Bruges, as prateleiras estão a abarrotar de pequenos frascos cheios de “comprimidos de chocolate” e de travessas com chocolate de todo o mundo.

 

A sua actual colecção de chocolate inclui oitenta criações pessoais, inspiradas em ingredientes clássicos com um toque exótico.

 

Dominique tirou algum tempo da sua ocupada agenda para partilhar com o Ryanair o seu guia local para a cidade belga dos bombons:

 

Conhecer Bruges como se fosse de lá com Dominique Persoone

Rozenhoedkaai, Bruges, Belgium

“Quando os meus amigos me vêm visitar a Bruges, o primeiro sítio onde os levo é ao terraço de um dos bares mais pequenos de Bruges, o Klein Venetië, em Rozenhoedkaai.

 

É possível admirar dali a vista para um dos mais belos canais, ao mesmo tempo que bebe uma daquelas cervejas belgas mundialmente famosas e desfruta do sol.

 

Fica a um pequeno passo do mercado, da peixaria e do Brug, um dos locais mais populares da cidade.

 

As melhores alturas do ano para conhecer Bruges são a Primavera e o Verão, porque o bom tempo permite passeios sem fim.

 

Durante o dia, pode conhecer a cidade, as muralhas da cidade velha e ver as árvores completamente florescidas.

 

Em contrapartida, à noite, é impossível não se deixar encantar pela forma como os edifícios antigos e monumentos estão iluminados.

Pode apreciar a melhor vista sobre a cidade a partir do Campanário, se não se importar de subir 300 degraus. Em alternativa, pode apanhar o elevador que o leva ao telhado da sala de concertos.

 

De lá, pode ver a cidade toda e, se o tempo não estiver nublado, até se consegue ver o Mar do Norte.

 

A visita de barco pelo canal (ou, se quiser gastar um pouco mais, numa carruagem puxada por um cavalo) é a melhor forma de se deslocar por Bruges, já que se trata de uma experiência muito especial.

 

É uma visita turística profissional e, dos canais, pode ver os edifícios históricos mais importantes de uma perspectiva diferente.

Onde comer em Bruges

Patisserie Van Mullem

A Patisserie Van Mullem fica no teatro e é um dos meus sítios preferidos para tomar o pequeno-almoço em Bruges, por causa dos seus maravilhosos croissants e folhados.

 

Um bom sítio para tomar café é o The Chocolate Jungle Bar. Não só servem bebidas de chocolate excepcionais, mas também uma selecção de cafés de alta qualidade, acompanhados por biscoitos de chocolate.

 

O meu restaurante preferido em Bruges é o Quatre Mains, em Fillipstockstraat. Peço sempre o menu de tapas.

 

Outro óptimo sítio para jantar em Bruges é o De Rockfort, porque servem comida de óptima qualidade num ambiente cheio de estilo.

 

Se o preço não for um problema, há uma série de restaurantes com 3 estrelas Michelin que vale a pena visitar, nomeadamente o Hertog Jan e o De Karmeliet.

 

Há também um excelente restaurante com duas estrelas, o De Jonkman. Todos estes ficam a uma distância de carro aceitável do centro da cidade.

Antes de visitar Bruges

As pessoas pensam que Bruges é uma velha cidade adormecida, mas para lá das suas atracções históricas e museus, Bruges é na verdade uma cidade com uma grande dinâmica turística.

 

Tem um ambiente jovem e vibrante, lojas maravilhsoas, muitos terraços “com vista” e uma das maiores concentrações de restaurantes em toda a Bélgica, todos a curta distância.

 

Antes de vir a Bruges, o meu conselho é ler um pouco sobre a sua história e sobre a razão pela qual foi considerada uma das mais importantes cidades da Europa Ocidental durante a Idade Média.

 

Veja o filme Em Bruges, com Colin Farell. Vai ficar com uma ideia do ambiente no centro histórico medieval.

Bruges à borla

Dirija-se ao posto de turismo em Zand, perto da sala de concertos e peça gratuitamente a planta da cidade, assim como outros folhetos informativos. Depois disso, é só andar e andar: vai ver que tudo nesta cidade é perto.”

Como chegar a Bruges

 A Bélgica tem uma excelente rede ferroviária. Os comboios entre Bruges e Bruxelas circulam com frequência, partindo a cada meia-horas. A viagem entre as duas cidades demora cerca de 50 minutos.

 

- Fiona Hilliard