10 coisas que precisas de saber acerca de Lisboa

Actualmente, Lisboa é um dos destinos mais populares para escapadelas urbanas e não é só devido ao clima. Apresentamos-te 10 coisas que precisas de saber sobre a fantástica capital portuguesa, antes de embarcares no avião...

É perfeita para tirar fotografias

Lisboa à noite

Lisboa é uma cidade muito antiga. Na verdade, é a segunda capital mais antiga da Europa, a seguir a Atenas. O grande terremoto de 1755 destruiu o centro comercial do Chiado, que foi reconstruído num estilo clássico, com amplas avenidas e calçadas em mosaicos. Leva contigo a tua câmara. Vais querer tirar fotos de todos os edifícios com azulejos e de todos os bairros coloridos, com casas empoleiradas umas em cima das outras. Sendo a capital mais ocidental da Europa, isso quer dizer que Lisboa é banhada por mais horas de sol do que qualquer outra cidade europeia. Seja qual for a altura do ano em que a visites, há sempre imenso tempo para explorar as suas atracções.

As colinas estão cheias de vida

Eléctrico em Lisboa

Lisboa foi construída sobre sete inclinadas colinas.  Leva contigo calçado cómodo e não percas a oportunidade de desfrutar de uma viagem num dos eléctricos antigos de madeira, que ainda hoje calcorreiam alegremente as mais inclinadas e estreitas ruas do bairro de Alfama. O eléctrico 28 passa por muitos dos principais marcos icónicos da cidade, como por exemplo o Castelo de São Jorge e o Miradouro das Portas do Sol, um ponto panorâmico da cidade, onde podes relaxar enquanto bebes um café, ou tiras algumas selfies com os belos telhados de terracota como cenário.

É uma cidade amiga da carteira

Baixa de Lisboa

Lisboa é uma das cidades europeias com melhor relação qualidade-preço. Podes encontrar um belo alojamento em apartamentos cheios de estilo ou guesthouses a partir de 20€ por noite, e ainda ficares com um troco de 5€ para um pequeno-almoço rápido, uma sanduíche ao almoço ou um divertido copo ao final do dia, num dos quiosques ao ar livre. Estes quiosques de ferro forjado, espalhados pela cidade, há muito que fazem parte integrante do modo de vida lisboeta.

Bolos, bolos, bolos.

Pastéis de nata de Lisboa

Não podes deixar Lisboa sem provar um pastel de nata: são os pastéis de nata mais quentes, deliciosamente cremosos e folhados que possas imaginar. De entre os melhores, estes podem ser encontrados na pastelaria Pastéis de Belém, onde a mesma receita é usada desde há 170 anos.  Enquanto estiveres na zona, aproveita para visitar o bonito Mosteiro dos Jerónimos e o Monumento das Descobertas à beira-rio, dedicado a todos os famosos exploradores portugueses, dos quais ouviste falar nos livros de história.

Uma paisagem citadina épica

Miradouro em Lisboa

A cada esquina, materializam-se vistas panorâmicas sob telhados de terracota, a partir de miradouros. A minha vista preferida é a do Teatro da Garagem: o teatro fica numa rua insuspeita, e apenas quando desces dois lanços de escadas até ao café, é que se revela a paisagem extraordinária.

Uma cidade que não pára à noite

Dos pequenos bares a abarrotar no Bairro Alto até às movimentadas discotecas da Rua Cor-de-Rosa no Cais do Sodré, Lisboa é uma cidade que sabe o que é diversão nocturna. Prepara-te para uma longa noite - a festa só começa mesmo a partir das 2 da manhã.

Há arte por todo o lado

Imagem via Facebook: Galeria de Arte Urbana

Lisboa tem um espólio incrível de colecções de arte, que vão desde antigos tesouros até obras de grandes mestres, passando por algumas colecções extraordinárias de arte moderna e contemporânea. Não deixes de visitar o Museu da Gulbenkian, o Museu do Chiado e o Museu Colecção Berardo. Contudo, a arte não está apenas confinada a espaços fechados - alguns dos mais talentosos artistas urbanos da Europa também deixaram a sua marca na cidade.  Podes experimentar visitas guiadas especializadas em torno da arte urbana, ou dar uma volta pela Galeria de Arte Urbana, uma galeria lisboeta dedicada à arte de rua.

Uma cidade onde se podem fazer óptimas compras

Comprar sardinhas enlatadas

As zonas do Chiado e da Baixa têm lojas de roupa de grandes marcas e de designers independentes lado a lado. Há concept stores invulgares a aparecer por toda a cidade - vai até à Chiado Factory, no bairro da Misericórdia, onde poderás encontrar pechisbeques, roupas e acessórios únicos.  Se quiseres comprar uma recordação local, podes encontrar artigos para o lar fora do vulgar n’A Vida Portuguesa. Na Conserveira de Lisboa, por outro lado, poderás encontrar uma montra incrível de conservas de peixe que parecem jóias, cada uma delas ilustrada com cores brilhantes e embrulhada à mão.

O fado é a banda sonora da cidade

Guitarra de fado

O fado emergiu das ruas de Lisboa no século XIX, sendo agora um elemento essencial da cultura portuguesa. A combinação tradicional de uma voz melancólica de mulher e guitarras melódicas pode ser encontrada em restaurantes e casas de fado, nos bairros de Alfama e do Bairro Alto.

O sonho dos amantes da gastronomia

Time out Market em Lisboa

O Timeout Market, no Mercado da Ribeira, é uma espécie de íman de turistas, mas também é um bom sítio para provar pratos criados pelos principais chefs da cidade. Se preferires um ambiente mais acolhedor, vai até à Petiscaria Ideal, não muito longe do mercado. Ali, podes provar as mais deliciosas tapas de marisco; em alternativa, podes subir pela diagonal as estreitas ruas do Bairro Alto ou de Alfama e comer como se fosses de lá, num dos muitos restaurantes familiares tradicionais.

 

Estás a planear visitar Lisboa em breve?  Marca as tuas fotos com #Ryanairstories e poderás aparecer no nosso feed de Instagram.

 

- Hannah Frances