36 horas em Charleroi

Escava por entre as ruínas e descobre a espantosa e ousada coragem da cidade belga de Charleroi. Esta cidade, pintada com cultura, espaços cheios de estilo e uma arquitectura antiga e atmosférica, é uma pérola escondida à espera de ser descoberta. Aqui ficam as nossas sugestões de como deves passar 36 horas em Charleroi. 

1. Onde ficar?

via Facebook @NovotelCharleroiCentre

Localizado no centro da cidade, o Novotel fica apenas a cinco minutos a pé da estação de comboios de Charleroi Sud e a meros 7 quilómetros do aeroporto. Decorados com interiores modernos, os seus 123 confortáveis quartos são o sítio ideal para descansares depois de um longo dia a passear pela cidade. Ligado ao centro comercial Rive Gauche, não há forma mais fácil de aceder às principais lojas da cidade. O Novotel, que também fica muito perto das principais atracções da cidade, restaurantes e das pitorescas margens do rio Sambre, coloca o que Charleroi tem de melhor à tua porta. 

 

Novotel Charleroi Centre – Place Verte 17 

2. Atracções?

Basílica de São Cristóvão - Praça Charles II 

Uma parte essencial da história da fundação da cidade, a basílica fica no coração do bairro histórico e orgulha-se de ter uma combinação desorganizada de estilos arquitectónicos antigos e modernos. Dedicada a São Cristóvão em 1722, o ex-líbris do edifício encontra-se no interior da cúpula de cobre do coro. Criado por Jean Ransy, um artista local, o mosaico consiste num milhão de pequenos quadrados de vidro colorido, cobertos com uma fina folha de ouro. Todo o interior da basílica, inspirado na arte bizantina, conta a história dos textos bíblicos. Dá um passeio pelos parapeitos interiores e exteriores da cúpula e tira a foto panorâmica por excelência da cidade, a partir de um dos melhores miradouros de Charleroi.  

 

Bois du Cazier – Rue du Cazier 

O Bois du Cazier, uma antiga mina de carvão transformada em museu interactivo, é sem dúvida uma das melhores atracções de Charleroi. Prestando homenagem ao passado da cidade, quando era um bastião industrial, este local comemora os dias de glória da indústria metalúrgica, vidreira e do carvão, assim como assinala o trágico acidente que ali ocorreu a 8 de Agosto de 1956. Vais poder fazer uma viagem através do tempo, graças a uma série de painéis interactivos, fotografias, filmes e testemunhos. Localizado no sul de Charleroi, o complexo do museu fica na ponta do idílico Entre-Sambre-et-Meuse, sendo o sítio perfeito para misturar história com a cultura local única. 

 

Arte urbana 

Há algo que salta à vista ao visitar Charleroi: a abundância da sua colorida arte urbana.  O Projecto Urban Dreams é uma iniciativa, cujo objectivo é animar a dura paisagem industrial. Pintores provenientes de todo o país foram convidados a deixar a sua marca nas paredes da cidade. Dá um passeio pelo bairro de Marchienne-au-Pont e observa mural atrás de mural. Dando vibração ao Le Pays Noir, a arte urbana é uma visão a contemplar e uma das melhores atracções que a cidade tem para oferecer. A melhor parte é que não vais gastar um cêntimo para a ver! 

 

Câmara Municipal de Charleroi e Belfry - Praça Charles II 

iStock ShevchenkoAndrey

Fundindo facilmente art deco com classicismo, o ornamentado edifício da Câmara Municipal deve fazer parte da tua lista de coisas para ver, quando estiveres de visita a Charleroi. Com dramáticas escadarias em espiral, esculturas em mármore, tapeçarias e uma iluminação luxuosa, este edifício é uma obra-prima da arquitectura. Enquanto a estrutura em si é magnífica, a verdadeira pérola deste sítio é o campanário, certificado pela UNESCO, que fica a 70 metros de altura. Feito de tijolo branco e azul, com uma cúpula de bronze, o campanário tem 47 sinos, que tocam de 15 em 15 minutos. Sobe os 272 degraus até ao topo e observa a cidade ao som da música de Jacques Bertrand, o bardo local. 

 

Museu da Fotografia – Avenue Paul Pastur II 

Localizado num antigo convento carmelita, o museu de fotografia da cidade é conhecido mundialmente pelas suas exposições permanentes e temporárias. Sendo o maior da Europa no seu género, o museu recebe mais de 50 mil visitantes pelas suas históricas portas todos os anos, e orgulha-se de salientar a diversidade artística no âmbito da cena criativa da cidade. Com um sereno parque nas traseiras, passa o dia passeando por inúmeras salas, observando algumas das melhores obras fotográficas do mundo. 

 

Rockerill – Rue de la Providence 136

via Facebook @Rockerillproduction

Se te apetece uma noite de borga, o Rockerill é o sítio ideal para a tua noite de sábado. Localizado em Marchienne-au-Pont, este armazém industrial transformado em sala de concertos é um dos sítios favoritos dos habitantes locais, devido aos eventos de música electrónica e noites urbanas. Sendo também um espaço para exposições de arte, de mostras de cultura alternativa e teatro, o Rockerill é sempre um centro de actividade e definitivamente um sítio a adicionar ao teu itinerário em Charleroi. 

3. Onde comer e beber?

LaM.U – Rue de Brabant 2 

via Facebook @LAtelierDeLaManufactureUrbaine

Prova o sabor da cidade no restaurante e cervejaria local La Manufacture Urbaine. Aproveitando o espaço de uma antiga biblioteca, este espaço emblemático permite-te viver a experiência de Charleroi como um verdadeiro carolo, um gole de cada vez. Senta-te nas margens do rio Sambre, participa numa prova de cerveja caseira, ou faz lá uma paragem para beber um café acabado de torrar. 

 

Le Pot-au-Pho – Rue de Montigny 34 

via Facebook @papcharleroi

Embora não seja um local tradicionalmente belga, nenhuma visita a Charleroi fica completa sem encheres a barriga com um prato de pho no Le Pot-au-Pho. Foge ao rebuliço das ruas por um momento e absorve o ambiente tranquilo, entre mobiliário de madeira minimalista. Único na cidade, este sítio merece definitivamente uma visita quando estiveres em Charleroi.

 

Estás a pensar visitar Charleroi em breve? Certifica-te de que nos marcas nas tuas fotos do que há para ver e fazer em Charleroi, usando a hashtag #ryanairstories, para teres a oportunidade de aparecer no Instagram da Ryanair.

 

Voos para Charleroi

 

- Lucy Norris