48 horas em Aix-en-Provence

Caracterizada por ruas sinuosas em tons de ocre, atravessadas por verdes avenidas, Aix-en-Provence é um dos segredos mais bem guardados da região. Transbordando uma elegância de uma vila antiga e um charme autêntico, esta vila très chic tem surpresas ao virar de cada esquina. Observa as pessoas num dos muitos cafés ao longo da rua pedestre Cours Mirabeau, ou passa a tarde a seguir as pegadas do pintor pós-impressionista Paul Cezanne. Eis como passar 48 horas da cidade das mil fontes, um paraíso para artistas e amantes da gastronomia. 

Onde ficar?

O Grand Hotel du Roi René, um hotel-boutique que encarna o espírito ultra chic e relaxado do modo de vida provençal, deve ser o teu primeiro ponto de paragem, ao procurares alojamento em Aix-en-Provence. Idealmente localizado no coração da cidade, este hotel de quatro estrelas tem a Cours Mirabeau e o seu labirinto de pitorescas ruas laterais mesmo à tua porta. Acorda com o aroma de croissants acabados de cozer a entrar pela tua janela e toma o café da manhã na varanda com vista para a piscina aquecida. Com o seu moderno interior e 134 quartos, este hotel tem como objectivo servir-te uma fatia de Provença assim que entras pela porta adentro. Relaxa depois de um dia a passear com um copo de rosé local fresco no bar, antes de desfrutares de autêntica gastronomia local no restaurante no rés-do-chão.

 

Grand Hotel du Roi René – 24 Boulevard du Roi René

Atracções?

1. A velha vila de Aix 

Faz uma visita guiada por ti, passeando pelas antigas ruas do centro da cidade e perde-te num labirinto de passagens calcetadas, perfeitamente polidas. Famosa pelas suas muitas fontes, Aix é um postal em potência. Passa por algumas praças sombrias, como Albertas e Precheurs, e maravilha-te com a arquitectura barroca do século XVII. Descansa os pés enquanto tomas um espresso e relaxa naquela que é a resposta do sul de França a Paris. 

 

2. O atelier de Cezanne – 9 Avenue Paul Cezanne 

 

Viaja até ao século XX e faz uma visita ao atelier de um dos famosos da cidade, Paul Cezanne. Localizado no monte de Lauves, esta casa foi preservada para replicar o estúdio do pintor impressionista, onde foram concebidas obras como Monte Santa Vitória ou As Banhistas

3. Musee Granet – Place Saint-Jean de Malte

 

Dá largas ao teu crítico de arte interior e visita o imperdível Musee Granet. Localizado no bairro Mazarin, passa a tarde a passear por entre salas cheias de quadros de artistas como Picasso, Cezanne, Monet e Van Gogh, à medida que vais descobrindo os trabalhos da Colecção Jean Planque Collection, doada à cidade em 2011. O museu, que abriu portas em 1838, tem patentes obras de arqueologia, esculturas e pintura, sendo uma peça-chave de Aix desde a sua abertura. 

 

4. Granet XXe – Place Jean-Boyer 

 

Localizado no espectacular cenário de uma capela do século XVII renovada, o Granet XXe é outro museu a não perder, quando estiveres de visita a Aix-en-Provence. Uma agradável visão, este museu tem patentes mais obras da Colecção Planque, orgulhando-se de ter um número impressionante de quadros de Picasso, para além de obras de outros artistas, distribuídas por três andares. 

 

5. Visitar vinhas num side-car

Experimenta algo completamente novo e salta para dentro de um dos cestos dos side-cars de La Belle Echappee. Observa com admiração à medida que os picos das famosas montanhas de Santa Vitória surgem no panorama e aproveita para fazer uma paragem na adega premiada de Le Domaine de Saint Ser, onde podes provar alguns vinhos tintos e rosés aclamados pela crítica, produzidos a partir das vinhas dos arredores.

 

6. Le Cours Mirabeau 

 

Repleta de cafés, lojas, bares e restaurantes, a rua principal para pedestres, Le Cours Mirabeau é o sítio para estar quando o sol se põe em Aix.  Flanqueada pela Fontaine de la Rotonde, esta rua é um óptimo ponto de partida para dares início à tua descoberta desta cidade francesa. Com 440 de comprimento, a famosa via liga o antigo com o novo, sendo sem sombra de dúvida uma das melhores atracções da cidade. 

 

7. Caumont Centre d’Art – 3 Rue Joseph Cabassol 

Localizado a poucos passos de Le Cours Mirabeau, fazendo parte de uma mansão do século XVII, o Caumont Centre d’Art é uma das pérolas escondidas da cidade. Com jardins cuidados, salas históricas, um impressionante pátio e numerosas exposições temporárias, este museu é o sítio perfeito para escapar ao rebuliço da rua principal. Prova uma fatia de bolo no restaurante e desfruta do sol do meio-dia numa das cadeiras espalhadas pela esplanada. 

 

8. Campos de lavanda 

Uma visita aos campos de lavanda, um símbolo da região, é algo imperdível quando de visita a Aix-en-Provence. Aluga um carro ou viaja de transportes públicos, para dares por ti com filas de flores roxas até aos joelhos em menos de uma hora. O teu nariz há-de te agradecer depois!  

Onde comer e beber?

Pequeno-almoço

 

Weibel – 2 Rue Chabrier

Pronta para a tua publicação matinal no Instagram, a Weibel é a padaria mais visitada de Aix, sendo também o único sítio para ires em busca de um amanteigado croissant francês. Servindo a cidade desde 1954, os interiores em tons de lilás vão deixar-te de boca aberta, ainda antes de provares os bolos. 

 

Almoço

 

Café Caumont – 3 Rue Joseph Cabassol 

 

Fazendo parte do museu com o mesmo nome, a gastronomia gourmet no Café Caumont vai deixar-te de água na boca, assim que o primeiro prato aterrar na tua mesa. Com o interior de cada sala decorado de acordo com uma era histórica, a experiência deste restaurante dá de comer aos olhos e à imaginação, tanto como te alimenta o estômago. Se estiveres de visita num dia de sol, certifica-te de que almoças na bonita esplanada, com vista para o jardim e o seu labirinto. 

 

Jantar

 

Les Baratineurs – 41 Place Forum des Cardeurs

 

Este restaurante amigo das famílias, localizado na animada Place des Cardeus, é o sítio perfeito para comer fora em Aix. Com uma ementa diversificada, que tem desde tapas cuidadosamente seleccionadas até hambúrgueres e pasta, vai haver algo para satisfazer o mais exigente dos comensais. Aberto sete dias por semana ao almoço e ao jantar, os funcionários simpáticos e a ementa ecléctica fazem deste restaurante um sítio a não perder em Aix.

 

De copos

 

Le Cambarou – 13 Cours Mirabeau

 

Encarnando a essência da cidade chic da Provença, o Le Cambarou e a sua sofisticada carta de cocktails ficam mesmo no final de Le Cours Mirabeau. O interior desta brasserie contemporânea e bar de cocktails vai levar-te de volta aos dias de glória de Aix, com todo o seu brilho e glamour. Com uma ementa virada para a produção marinha e uma carta de bebidas que rivaliza com os melhores, este sítio deve definitivamente ser adicionado à tua lista de lugares a não perder em Aix-en-Provence.

 

- Lucy Norris