A outra face do Algarve: um retiro detox na Serra de Monchique

A imagem do Algarve como uma terra de sol, mar e praias é bastante familiar. Contudo, no noroeste da região, há todo um outro mundo cheio de montanhas, floresta, retiros e lugares tranquilos onde pode fugir ao stress do dia-a-dia. Passei recentemente um fim-de-semana em Caldas de Monchique e descobri, no topo da serra, mas a uma curta distância de carro das praias douradas, o sítio supremo para descansar. 

Caldas de Monchique

Escutar um alfinete cair

Nesta pacífica aldeia-spa, quase que é possível escutar um alfinete cair. Árvores ao longo da montanha filtram a luz do sol nas ruas calcetadas, estando estas rodeadas de pequenas casas do século XIX, num enquadramento perfeito. No entanto, são as cascatas e nascentes que estão em primeiro plano em Caldas de Monchique. A água ali é algo de muito especial, sendo bombeada de uma nascente a 900 metros de profundidade.

 

Rica em minerais e com um nível de pH de 9,5 - muito mais alcalina do que noutras partes da Europa - esta água tem benefícios comprovados para a saúde: neutraliza o ácido na corrente sanguínea, acelera o metabolismo e ajuda a digestão.

 

Há quem diga que até pode retardar o processo de envelhecimento - dei-me conta de que havia muita gente ágil a engarrafar a “água milagrosa” nas cascatas. Se calhar sabiam alguma coisa que eu não sei. 

Onde comer

Otasco

Em Caldas de Monchique não há uma grande variedade de restaurantes. Contudo, em geral, a comida é boa.  Vai encontrar autêntica cozinha tradicional portuguesa e pão fresco, cozido à moda antiga, em fornos de barro no exterior. Junto deles, é bem capaz de encontrar alguns simpáticos habitantes locais a confraternizar. 

Como chegar e como se deslocar

Praia Da Rocha

Esta aldeia fica a menos de uma hora do Aeroporto de Faro e a melhor forma de lá chegar é de táxi. Em alternativa, pode alugar um carro. Aproveite a oportunidade para explorar melhor a zona e para visitar as praias da costa do Algarve.

 

A Praia da Rocha fica na Marina de Portimão. Pode dar um passeio pelo passadiço de madeira ao longo da praia dourada e tomar algo nos cafés, bares e restaurantes.

 

Se isso não for suficiente tentação, vá até à zona leste da praia, onde vai descobrir um forte construído no século XVI, a Fortaleza de Santa Catarina. Se subir ao topo do forte, poderá admirar a vista oceânica e as cores da marina. Para uma vista espectacular, recomendo ir à hora do pôr-do-sol. 

Onde ficar

Monchique Resort

Macdonald Monchique Resort & Spa:  A meio caminho para o cimo da serra de Monchique, este é o único resort de cinco estrelas nesta zona pouco turística de Portugal. As vistas panorâmicas são de cortar a respiração.

 

Embora o hotel tenha quatro restaurantes à escolha - de tapas a uma pizzaria, comida de rua e um restaurante de alta cozinha - há também um pacote detox concebido para revitalizar o seu corpo da cabeça aos pés. Pode escolher um programa de três ou de cinco noites, que consiste numa dieta rigorosamente controlada para expelir toxinas e para impulsionar o seu sistema imunitário, ao mesmo tempo que melhora o seu bem-estar em geral.

 

Também pode usufruir de acesso diário ao spa, que conta com uma piscina de hidromassagem, uma sauna com pedra de sal dos Himalaias, uma cabine de banho turco de montanha, uma piscina de relaxamento, duches tropicais temáticos, um iglu de gelo e banhos de pés.

 

No entanto, nem tudo é relaxamento. Se quiser, pode marcar uma sessão de exercício com um personal trainer, já que o hotel tem um ginásio. Em alternativa, pode visitar a sala zen e praticar alongamentos, yoga ou pilates e ainda participar em caminhadas de natureza guiadas, para conhecer melhor a área.

 

Está a pensar visitar o Algarve este Verão? Marque as suas fotos com #Ryanairstories e poderá aparecer no nosso feed de Instagram. 

 

- Jessica Fogarty