A Península de Dingle, aninhada no sudoeste da Irlanda, orgulha-se de ter algumas das melhores praias do país. Ondas consistentes do Atlântico atiram-se contra a costa, criando grandes swells nas águas da zona. Este condado, conhecido pela sua bonita e selvagem paisagem e pelas suas estradas panorâmicas, tem muito para oferecer. Aperta o fato impermeável, passa a wax pela tua prancha e cavalga as ondas nestes cinco dos melhores sítios de Kerry para fazer surf.
A praia mais longa do país fica no lado norte da Península de Dingle, a meio-caminho entre Tralee e Dingle. Separando a Baía de Brandon a ocidente da Baía de Tralee a leste, as praias de Castlegregory tem algumas das melhores ondas de surf do sul da Irlanda. Para encontrares as melhores condições para surfar, vai até à Baía de Brandon. Ali, as praias estão abertas ao Atlântico norte, tendo frequentemente longos swells, para um surf excepcional. Para quem não pratica surf, ainda assim, esta zona merece uma visita, já que tem um campo de golfe, oportunidades para pescar e passear pela floresta em Glanreenassig. Há diversas escolas de surf nas praias. Por isso, independentemente de seres um/a profissional ou de teres apenas curiosidade, podes sempre experimentar ir para a água.
Na praia de Inch, com bandeira azul, surfa-se durante todo o ano. A longa praia entra pelo mar adentro, entre o exterior da Baía de Dingle e o porto interior de Castlemaine, sobre as espectaculares penínsulas de Iveragh e de Dingle. Com uma escola de surf mesmo na praia, este local , que serviu como cenário para as filmages do filme “A Filha de Ryan”. tem um gradiente fácil, sendo um sítio seguro para surfistas menos experientes. Prova as ostras de Dingle no Sammy’s Restaurant e aprecia as vistas sobre a Baía de Dingle e as montanhas de Kerry. Tendo provavelmente aquele que é um dos maiores recifes da Irlanda, a praia de Inch facilmente entra na lista das melhores praias de Kerry para fazer surf
Ballinskelligs é uma pequena aldeia onde se fala irlandês, tendo três praias por onde escolher. Escondida na zona de The Glen, a Baía de Saint Finian é uma das mais pequenas, mas é a que tem os remoinhos mais fortes e, frequentemente, as melhores ondas para surfar. Esta não é uma praia para iniciantes, já que as fortes correntes são melhores para surfistas experientes, que sabem como agir em águas imprevisíveis. A praia de Reenroe, para todos, é a maior da zona, com uma extensão de cerca de 1,2 km, tendo uma encosta suave e arenosa com poucas rochas. O seu extenso espaço, que atrai todo o tipo de surfistas, cria também o ambiente ideal para quem pratica kitesurf e windsurf. Se quiseres ter aulas, esta é a praia a visitar. Por fim, a praia de Ballinskelligs propriamente dita é perfeita para iniciantes, com uma encosta suave. Contudo, também pode produzir grandes ondas que desafiam até os mais experientes.
Localizada numa zona pitoresca, rodeada de inclinadas falésias e uma vista de cortar a respiração para o oceano, esta escondida linha de areia dourada é o paraíso dos entusiastas do surf. Ficando ainda mais estreita durante a maré alta, a praia selvagem é acessível facilmente através do pequeno parque de estacionamento, no topo da falésia. Quem não pratica surf pode passar a tarde a passear pela zona de praia escondida, molhando os dedos dos pés nas seus espelhos de água do mar. Com vista para as ilhas Blasket e Dunmore Head, as águas nesta praia são irrequietas, não sendo definitivamente aconselhadas para surfistas com pouca experiência. A zona está repleta de sinais de perigo. Por isso, não é o sítio ideal para ir dar um mergulho. Sendo indiscutivelmente uma das praias mais bonitas da Irlanda, Coumeenoole merece definitivamente estar na tua lista de sítios para visitar em Kerry.
Rodeada por uma abundância de rochas, as praias norte e sul de Ballybunion, com bandeira azul, são perfeitas para uma longa caminhada, um mergulho ou para vestir o fato impermeável e testar as águas em cima de uma prancha. Com falésias altas e grutas para explorar quando está maré baixa, as praias também têm dunas e um castelo pitoresco, que fica num penhasco que separa ambas as praias. Acessível a partir de inclinados passeios de cimento, a praia sul tem uma escola de surf, adequada tanto para iniciantes, como para quem já tem alguma prática. Depois de fazeres o que tens a fazer na água, vai até ao passeio panorâmico no topo da falésia, para uma vista sobre o mar e a vida selvagem local.
Planeas viajar para o oeste em breve? Certifica-te de que nos marcas nas tuas fotos dos melhores sítios para surfar em Kerry, usando a hashtag #ryanairstories, para teres a oportunidade de aparecer nas páginas das redes sociais da Ryanair.
Voos para Kerry
- Lucy Norris