Como tirar o melhor partido de um fim-de-semana em Manchester

Seja porque vais viajar para ver um jogo de futebol, ou porque tens planeado um fim-de-semana louco na cidade, Manchester é uma pérola que promete sempre imensa diversão. Assiste ao nosso vídeo de viagem e lê o nosso guia sobre a cidade, para dicas sobre o que ver e fazer na cidade.

De transportes

Manchester tem um serviço gratuito de autocarros, chamado Metroshuttle. Os autocarros verdes, roxos e cor-de-laranja da Metroshuttle dão a volta à cidade, em três trajectos diferentes.

 

Também há um serviço de eléctricos chamado Metrolink - podes viajar neles se quiseres ir a sítios fora do centro, tais como Salfords Quays ou Old Trafford. Compra o bilhete nas máquinas, antes de entrares.

Onde ficar

Imagem via Ryanair Rooms

The Midland: Aberto em 1903, The Midland é um dos hotéis emblemáticos de Manchester. Ao longo dos anos, teve hóspedes como estrelas de rock, realeza e jogadores de futebol.

 

Tendo no seu espaço o restaurante The French, vencedor de vários prémios, assim como o Mr Coopers House and Garden, para além dos variados restaurantes, bares e estabelecimentos de vida nocturna do Northern Quarter e de Deansgate a poucos minutos a pé, esta é a opção perfeita para quem vem à cidade para uma escapadinha de fim-de-semana e quer apreciar um pouco do encanto do velho mundo.

Imagem via Ryanair Rooms

Hotel Football: Comes, dormes e respiras Manchester United? Então, não precisas de procurar mais: o Hotel Football é o sítio ideal para um fim-de-semana totalmente dedicado ao futebol.

 

Propriedade de um grupo de antigos jogadores do United, uma estadia aqui fica completa com uma vista espectacular para o estádio de Old Trafford e comida saborosa e temática no Cafe Football.

Onde comer

Imagem via iStock: tbralnina

El Gato Negro: Neste bar de tapas, em King Street, podes desfrutar do sabor de Espanha. No andar de cima, vais encontrar cocktails preparados por profissionais, no bar Black Cat. Se o tempo o permitir, não percas a oportunidade de passar uma noite sob as estrelas - o tecto retrátil do bar é pura magia.

Imagem via iStock: cveltri

Crazy Pedro, no Northern Quarter  Se te apetecer uma fatia de pizza diferente, vai até ao Crazy Pedro’s, uma pizzaria no Northern Quarter, famosa pelas suas incríveis coberturas.

 

Imagina frango frito, pato oriental desfiado e até mesmo salsichas embebidas em cerveja. Se é saboroso e um pouco estranho, vais encontrá-lo numa pizza ali servida.

Imagem via iStock: phillyskater

Albert’s Schloss: A Baviera chega a Peter Street, na forma do Albert’s Schloss, um restaurante temático inspirado no Oktoberfest. Ali, Flammkuchen (pão alemão com carnes, queijos e creme fraiche), petiscos saborosos como bife sauerbraten, schweinshaxe, frango schnitzel, e bratwursts estão na ordem do dia. Vestir lederhosen é opcional.

Imagem via iStock: sf_foodphoto

Alabama’s: Neste sítio de brunch em Newton Street, podes antecipar cultura americana num prato. Desde estufado à moda de Nova Orleães (um guisado com caril e gambas) e frango Cajun, até às opções seguras de brunch, como panquecas, ovos Benedict e um Bloody Mary bem temperado, no Alabama’s vais encontrar boas razões para despertar.

De copos

Imagem via iStock: borchee

Gorilla: Aninhado por baixo da ponte ferroviária em Whitworth Street West, o Gorilla é um local de eventos musicais, bar e cozinha. Acima de tudo, é o sítio ideal para tomar um gin tónico à maneira.

 

O Gin Parlour do Gorilla tem alguns dos melhores gins do mundo, assim como a sua própria marca, infusões de fruta fresca e xaropes tónicos caseiros. Saúde!

Imagem via iStock: gruizza

Cane and Grain: Esta é a sede dos cocktails e das costelinhas no badalado Northern Quarter. O Cane and Grain mistura uma decoração inspirada no mundo do skate com uma das melhores selecções de cerveja artesanal, rum, cerveja e bourbon da cidade. Distribuído por três pisos, o aborrecimento ali não é uma opção.

O que ver

Imagem via nationalfootballmuseum.com

Museu nacional do futebol: O Museu Nacional do Futebol de Manchester, com entrada gratuita, é um ponto de paragem imperdível para qualquer adepto de futebol.

 

Independentemente de torceres pelo City, ou pelo United (ou por nenhum deles, já agora), os ecrãs interactivos do museu proporcionam uma visão fascinante sobre como o futebol se transformou no “desporto do povo”. Diz-se que a sua colecção, com mais de 140 mil objectos, incluindo a Colecção da FIFA, é a maior do mundo.

Northern Quarter: O bairro criativo de Manchester é um tesouro com lojas de moda independentes, lojas de discos, cafés, bares e restaurantes.

 

Vai até Tib Street para veres sítios como Beermoth e Bags of Flavour, e Oldham Street, através de Affleck’s. Há imensas lojas e cafés interessantes em Oldham Street, assim como em Stevenson Square.

 

Alguns dos sítios a não perder incluem a loja de artesanato de Fred Aldous, Eastern Bloc Records e o Foundation Coffee, em Lever Street.

Imagem via iStock: Photobvious

Arte urbana: O Northern Quarter está repleto de obras de arte urbana espantosa. Um bom sítio para começar é Stevenson Square, se procuras injectar um pouco de cor no teu Instagram.

O que fazer

Imagem via iStock: palliki

Museu da Ciência e da Indústria: Localizado num dos mais antigos edifícios de ferrovia de passageiros do mundo, este museu gratuito e orientado para a família conta a história de Manchester como a primeira cidade industrial do mundo.

Galeria Whitworth: A bela Galeria Whitworth sofreu obras de renovação em 2015. Sendo agora considerada uma das galerias de arte mais importantes da Europa, venceu o Prémio de Arte Museu do Ano em 2015. É um sítio que merece definitivamente uma visita.

Imagem via iStock: heapshall

Biblioteca John Ryland: Construída por volta de 1890, a Biblioteca John Ryland é uma das bibliotecas mais espectaculares que algumas vez vais visitar. Imagina uma bela catedral gótica repleta de livros. Ou então, imagina uma cena de um filme do Harry Potter. Assim, vais conseguir visualizar mais ou menos o seu esplendor. Vai lá, não te vais arrepender.

 

Voos para Manchester

 

- Fiona Hilliard