Mais assustador na vida real: Descobre o autêntico Drácula na Transilvânia

Esquece o alho, os morcegos esvoaçantes e todos os outros clichés associados à história do Drácula. O Castelo de Bran, na Transilvânia (e a sua arrepiante história) põem o conto de Bram Stoker a um canto.

 

Localizado nas montanhas dos Cárpatos da Roménia, entre a Transilvânia e da Valáquia, este castelo foi outrora o lar de Vlad Tepes, também conhecido como o infame homicida medieval Vlad, o Empalador.

 

Vlad usou famosamente o Castelo de Bran como a base para o seu reino de terror na Transilvânia, que foi um período de violência medonha: 21 mil prisioneiros foram empalados naquilo que se descreve como “uma floresta de cadáveres”.

Relações com o verdadeiro Drácula

O autor de “Drácula”, Bram Stoker, nunca visitou a Roménia. Contudo, há grandes semelhanças entre o seu protagonista transilvano sedento de sangue e a vida de Vlad, o Empalador, sendo uma delas a sua fortaleza montanhosa.

 

No livro, o vampiro de Stoker vive num castelo remoto “...mesmo à beira de um gigantesco precipício... com uma fenda ocasional, onde há um fosso com linhas prateadas, onde os rios correm em profundos desfiladeiros pelas florestas.”

Segundo os especialistas em Drácula, o autor irlandês baseou a sua descrição numa ilustração do Castelo de Bran, retirada de um livro publicado em 1865, intitulado “Transilvânia: a sua produção e o seu povo”.

O que diz o nome?

Pensa-se que Stoker terá pedido emprestado o nome de Drácula a partir de uma ordem medieval de cavaleiros, da qual Vlad foi membro, que se chamava “Ordem de Cruzados do Dragão”. E as influências transilvanas não se ficam por aqui. As aldeias perto de Bran estão cheias de histórias antigas e lendas sobre fantasmas e vampiros.

 

A determinada altura, havia um mito popular de que alguns aldeões viviam vidas duplas: durante o dia, tudo normal, mas, à noite, as suas almas deixavam os seus corpos para praticar malfeitorias.

Visitas guiadas ao Castelo de Bran

O Castelo de Bran é uma das atracções turísticas mais populares da Roménia, sendo que a maior parte dos visitantes o trata como uma viagem de um dia, a partir de Bucareste.  A entrada no castelo custa cerca de 8€.

 

Há visitas guiadas disponíveis por um pequeno preço, mas os visitantes também podem passear pelo castelo, se assim o preferirem. O Castelo está aberto todos os dias. Para mais informações, visita o sítio web oficial do Castelo de Bran.

Como lá chegar

A cidade que fica mais perto do Castelo de Bran é Brasov, localizada a cerca de 3 horas de comboio a partir de Bucareste. A viagem custa cerca de 10€. Dali, são cerca de 30 km até ao Castelo de Bran.

 

Se quiseres explorar a região, vale a pena passar uma ou duas noites em Brasov que, por si mesma, é uma bela cidade, repleta de arquitectura gótica e animados bares e cafés. Há autocarros regulares de Brasov para Bran, que param mesmo à frente do Castelo.

 

- Dee Murray

 

Voos para Bucareste