Seis forma de conhecer melhor Sófia

Sófia é uma das rotas mais recentes da Ryanair, sendo também uma jóia para visitar numa escapadela urbana. Não só é uma cidade extremamente barata, como também tem imenso para oferecer. Em seguida, apresentamos-lhe seis formas de desfrutar ao máximo da sua viagem à capital da Bulgária.

Dê uma de Indiana Jones

Uma cidade dentro de uma cidade: o antigo e o moderno convivem em Sófia

Está curioso/a em relação ao passado da cidade? Para o descrobrir, não há melhor sítio para começar a investigar a história de Sófia do que as frescas e escuras câmaras da necrópole abaixo da Basílica de Santa Sofia.

 

O Museu do Subsolo da Basílica de Santa Sofia conta a história dos primeiros habitantes da cidade que, segundo relatos, viviam de forma despreocupada em Serdica, a primeira encarnação de Sófia, no século IV antes de Cristo.

 

Entre mapas e factos, os guias do museu pintam uma bela imagem de uma cidade altamente sofisticada que tinha tanta beleza que até Constantino, o Grande se deixou encantar por ela.

 

Efectivamente, o imperador romano ficou tão impressionado com Serdica que lhe chamou “a minha Roma”. Ainda hoje, reflexos da grandeza de Serdica sobrevivem na necrópole da Basílica de Santa Sofia, particularmente num chão de mosaico, que dá pelo nome de “Éden”.

 

Preço da entrada: 6 lev por adulto (cerca de 3 €), 2 lev (aproximadamente 1 €) para estudantes e pensionistas.

Saia e fique na rua

O Jardim da Cidade de Sófia

Sófia, com o seu clima continental e ameno, é perfeita para quem gosta de viver a vida fora de portas. Há um sem-número de parques e jardins na capital búlgara, onde pode relaxar e apreciar o belo ambiente da cidade.

 

O Jardim da Cidade, localizado mesmo em frente ao magnífico Teatro Nacional, é um dos espaços verdes mais centrais de Sófia. A acrescentar ao seu encanto, há uma fonte em forma de bailarina, concertos e jogadores de xadrez.

 

Se estiver de viagem com crianças, o parque Zaimov proporciona muitas diversões em família, incluindo mesas de pingue-pongue ao ar livre gratuitas, cafés, instalações de arte e até mesmo uma casa em forma de cogumelo, digna de um conto-de-fadas.

Coma o seu peso em queijo

Salada Shopska

Uma rápida vista de olhos por qualquer menu de restaurante dir-lhe-á que a Bulgária é o paraíso dos amantes de lacticínios.

 

Ali, domina o queijo local, conhecido como sirene, especialmente em pratos como a salada Shopska, uma rica salada feita de tomate, pepino, pimento, cebola e camadas de queijo tipo feta.

 

Tradicionalmente, esta salada é acompanhada por uma porção de iogurte, ou um copo de Rakia, a aguardente local, que é servida com um balde de gelo. Os principais pratos consistem em carnes grelhadas, como frango, carne de porco ou vitela.

 

Para almoçar ou jantar com vista para a montanha, vá aos restaurantes e cafés cheios de estilo na pedestre Vitosha Boulevard, onde pode encher a barriga sem esvaziar os seus bolsos - o custo das refeições em Sófia ainda está bastante abaixo da média europeia.

Suba ao monte

Monte Vitosha e Igreja de Boiana

Tentadoramente localizado perto do centro da cidade, o monte Vitosha é um parque de diversões para esquiadores no Inverno e para caminhantes e ciclistas durante a Primavera, Verão e Outono.

 

Esta montanha é famosa pelos seus gloriosos pores-do-sol. Para desfrutar totalmente da experiência, vá até um dos miradouros ao final da tarde; leve consigo um pacote de sementes de girassol (uma tradição local) e observe o sol afundar-se lentamente por entre a capital búlgara.

 

Em alternativa, pode sempre fazer a caminhada até à Igreja de Boiana, perto da montanha, uma pequena igreja ortodoxa que data do século X, que é também Património Mundial da UNESCO.

 

Devido à bela, mas frágil, natureza dos murais no seu interior, a entrada na igreja está limitada a 15 minutos por grupo. Contudo, ver o sol iluminar aquela arte pré-renascentista vale o tempo de espera.

Aprecie a arte urbana

O avô Dobri

Não é só na Galeria Nacional que vai ter oportunidade de ver obras de arte incríveis em Sófia. Em tempos mais recentes, os cinzentos blocos de apartamentos da era soviética foram transformados em telas ao ar livre por talentosos artistas urbanos.

 

Mantenha-se bem atento/a às coloridas representações dos heróis locais, tais como Dobri Dobrev, o chamado “Santo vivo”, imortalizado em grafiti pelo artista NASIMO.

 

Com mais de 100 de idade, este mendigo é uma conhecida figura nas ruas de Sófia onde, ao longo dos anos, recolheu o equivalente a dezenas de milhares de euros. O que ele fez foi doar tudo à Igreja Ortodoxa Búlgara.

 

O avô Dobri, como é afectuosamente conhecido, tornou-se no maior doador privado da dourada Catedral Alexander Nevsky, sendo considerado um santo da vida real pelos búlgaros, graças aos seus actos altruístas de generosidade e aspecto barbudo, quase como se fosse de outro mundo.

Vá à igreja

Catedral de Alexandre Nevsky

Com as suas cúpulas douradas e cheia de candelabros resplandecentes, Sófia alberga algumas das mais belas igrejas ortodoxas de toda a Europa.

 

Há duas igrejas que se destacam particularmente: a já referida Catedral Alexander Nevsky e a Igreja Russa, também conhecida como Igreja de São Nicolau o Milagreiro.

 

Construída como um presente de agradecimento ao comandante russo, o príncipe Aleksander Nevsky, pela libertação da Bulgária das mãos dos Otomanos, esta catedral marcante foi concluída em 1913, sendo a maior construção ortodoxa da Bulgária.

Igreja de São Nicolau o Milagreiro

Não muito longe dali, fica a Igreja de São Nicolau o Milagreiro, a igreja oficial da Embaixada Russa, que inclui cinco cúpulas douradas.

 

Abaixo da porta principal, há uma cripta que alberga os restos mortais do Santo Arcebispo Serafim. Os habitantes locais ainda a visitam, deixando notas e orações para o santo.

Mosteiro de Rila

A uma hora e meia de carro da cidade, vai encontrar o Mosteiro de Rila, o principal local sagrado da Bulgária.

 

Construído na encosta verdejante da maior montanha do país, o mosteiro data do século X, altura em que foi fundado por São Ivan de Rila.

 

Com os seus arcos monocromáticos e coloridos murais bíblicos, a igreja da Natividade da Virgem do mosteiro é o paraíso dos fotógrafos.

 

Voos para Sófia

 

- Fiona Hilliard