Sete sítios populares para selfies em Praga

Castelo de Praga

Imagem via @honeyssukko Instagram

O Castelo de Praga poderia facilmente ser confundido com uma vila, já que é o maior castelo antigo do mundo, tendo albergado os reis checos, imperadores Germano-Romanos e presidentes da República Checa.

 

Com vista para a cidade velha de Praga, o castelo estende-se por 570 metros de comprimento e 128 metros de largura. A sua principal estrutura é a Catedral de São Vito, um edifício datado do século XIV em estilo gótico, adornado com estranhas e maravilhosas gárgulas.

 

Trata-se da atracção turística mais visitada de Praga, por isso certifique-se de que tem a câmara à mão quando se der o render da guarda, que costuma acontecer a todas as horas certas, entre as 5 da manhã e as 11 da noite.

 

Um outro sítio popular é a Torre do Sino, à qual os turistas podem subir, atingindo o ponto mais alto do castelo, para apreciar a vista panorâmica.


Os visitantes podem passear pelo castelo e por parte da catedral gratuitamente, mas há certas zonas selectas que requerem o pagamento de entrada.

 

Dica de profissional: faça uma paragem pela Rua Dourada antes de sair da zona do castelo. Ali, vai encontrar a fila de lojas mais caras e coloridas de Praga que, outrora, foram os alojamentos dos guardas do palácio e da sala do trono dos Reis da Boémia.

Ponte Carlos

Imagem via @aparnaiyengar Instagram

Este é o sítio de onde pode admirar uma vista digna de um conto de fadas; trata-se de uma ponte em estilo gótico, datada do século XIV, que liga as duas margens da cidade de Praga.

 

A Ponte Carlos, uma das atracções mais famosas da cidade, serve como principal ligação pedestre entre o Castelo de Praga, que fica mesmo acima. Por isso, prepare-se para a multidão durante a hora de ponta.

 

A ponte está também repleta de desenhadores, músicos e vendedores de recordações. Aproveite para absorver o ambiente e maravilhar-se com os elegantes edifícios, já para não falar no rio Moldava, que corre mesmo abaixo.

 

Dica de profissional: não deixe de observar atentamente as 75 estátuas ao longo da ponte. Embora muitas delas sejam cópias das originais, danificadas por cheias, uma delas é considerada a mais interessante, sendo também a mais antiga de todas: a estátua de João Nepomuceno. Há uma antiga tradição checa de tocar na estátua e pedir um desejo.

Praça do Centro Histórico

Imagem via @umbertagentile Instagram

Entre numa praça cheia de edifícios em tons de pastel, de cortar a respiração. Esta é a casa de alguns dos melhores restaurantes, bares, lojas, galerias e museus de Praga.


Uma atracção impossível de perder, a Praça do Centro Histórico é uma das zonas mais animadas da cidade. Junte-se a touristas e checos que jantam ao ar livre e passeiam pelas bancas do mercado.


Esta praça, que remonta ao século XI, inclui estruturas românicas e góticas, sendo a Igreja da Nossa Senhora perante Týn e o Relógio Astronómico duas das mais notáveis entre todas elas.


Dica de profissional: está a pensar ir a Praga na época do Natal? Entre Dezembro e Janeiro, a Praça do Centro Histórico transforma-se num paraíso de Inverno, sendo um dos destinos natalícios mais visitados da Europa. Deixe-se levar pelo ambiente festivo e observe como as luzes a piscar dão vida aos edifícios históricos.

Relógio Astronómico

Imagem via @iamdocgelo Instagram

Há séculos que o edifício da antiga Câmara Municipal, com o seu encantador relógio, tem dominado a Praça do Centro Histórico.

 

O surreal Relógio Astronómico, que inclui figuras alegóricas medievais animadas, é um dos relógios mais antigos e elaborados de sempre, tendo sido instalado em 1410 e reconstruído em 1490.

 

Todos os dias, entre as 9 da manhã e as 9 da noite, o relógio executa um pequeno espectáculo à hora certa, levando a que uma grande multidão se junte diante da torre do relógio para assistir.

 

Um galo canta e os sinos da torre começam a tocar, à medida que começa a tradicional processão dos Doze Apóstolos.

 

Dica de profissional: suba ao topo dos 70 metros da Casa de Pedra da torre, para poder apreciar a melhor vista sobre a Praça do Centro Histórico, a partir da galeria-observatório. É uma vista que vai querer registar para sempre em fotografia.

A Casa Dançante

Imagem via @amela.agic Instagram

É quase impossível passar pela Casa Dançante (Tančící dům) sem ter de olhar duas vezes.

 

Esta estrutura única, na zona ribeirinha do Moldava, é um edifício moderno do século XIX rodeado de arquitectura histórica, sendo famosa pela sua forma curvada.

 

O último andar alberga o restaurante Ginger and Fred, que pede o nome emprestado ao lendário duo de dançarinos, sendo visto como um dos principais restaurantes de luxo da cidade, com vista para a Ponte Carlos e para o Castelo de Praga.

 

Dica de profissional: se fizer uma viagem de barco por Praga, vai poder tirar uma foto perfeita da Casa Dançante, a partir do rio.

Praça Venceslau

Imagem via @fishkacz Instagram

Mais uma alameda do que uma praça, os visitantes de Praga vêm até à Praça Venceslau em busca de entretenimento, da vida nocturna e de sítios onde ir às compras.

 

Há 650 anos, esta praça com capacidade para 400 mil pessoas era um mercado equino. Actualmente, este espaço é usado para desfiles e celebrações.

 

Mesmo no topo desta famosa praça fica o monumental Museu Nacional e a fotogénica Ópera Estatal de Praga. A atracção mais fotografada da praça é a estátua de São Venceslau, montado num cavalo, à entrada do museu.

 

Dica de profissional: o verdadeiro segredo mais bem guardado da Praça Venceslau é o restaurante Triton - uma acolhedora gruta cheia de estalactites, onde são servidos pratos de gastronomia tradicional checa. Certifique-se de que faz a sua reserva com antecedência, para ter uma mesa à luz das velas num jantar romântico.

Bairro Judeu

Imagem via @loranett Instagram

Localizado entre a Praça do Centro Histórico e o rio Moldava, o Bairro Judeu, conhecido por Josefov, alberga alguns dos edifícios mais intrigantes de Praga.

 

A sua impressionante história data do século XIII, quando os habitantes judeus da cidade foram obrigados a deixar as suas casas e a viver apenas nesta área, tendo sido banidos de viver em qualquer outra zona de Praga.

 

Durante o final do século XVIII, vários edifícios foram deitados abaixo. Contudo, e felizmente, a maior parte dos edifícios com relevância histórica foram poupados à destruição, permanecendo ainda hoje como um testemunho da história dos judeus em Praga.

 

Não vai querer perder a oportunidade de ver as seis sinagogas, o Salão Cerimonial Judaico ou o Antigo Cemitério Judeu, o mais notável da Europa dentro do género.

 

Dica de profissional: faça uma visita guiada a pé para descobrir a história única do Bairro Judeu.

 

Voos para Praga