Um guia para visitar Colónia em 72 horas

Colónia é a cidade ideal para uma escapadela de fim-de-semana, graças às suas excelentes lojas, marcos emblemáticos e à sua população extremamente acolhedora.

 

Desfrute da sua visita de fim-de-semana ao máximo com o nosso guia para passar 72 horas nesta fenomenal cidade alemã...

Sexta-feira

De manhã: tonturas de açúcar no Törtchen Törtchen 

 

Não há nada como começar o dia da forma mais doce, com uma masterclass de pastelaria, uma oferta da gente simpática do Törtchen Törtchen. Sob a liderança de Matthias Ludwigs, pode tentar fazer a sua própria fornada de macarons.

 

As aulas têm lugar no edifício ‘Backstube’ deste café, que é uma pequena fábrica artesanal, a 15 minutos de metro a partir do centro de Colónia.

 

Este local funciona como uma verdadeira pastelaria. Por isso, ao mesmo tempo que está a fazer os seus macarons, os funcionários do Törtchen Törtchen estão ao seu lado, ocupados a conceber pastelaria de qualidade joalheira e a preparar chocolate para os seus requintados bombons.

 

Tendo eu própria participado numa destas aulas, posso afirmar genuinamente que esta é uma excelente forma de passar umas duas horas.

 

Aprendi tanto nesta masterclass: desde a preparação dos ingredientes à mistura do ganache, passando pela colocação da cobertura em bolos.

 

Quem diria que um passo em falso pode transformar uma mistura de macaron num desastre de marshmallow?

 

As boas notícias são que consegui evitar uma catástrofe de grandes proporções e fazer uma fornada de macarons bastante boa...

Aqui pode ver alguns macarons que fiz...

Os workshops de grupo sobre como fazer macarons e outros tipos de bolos podem ser marcados com antecedência através do sítio web do Törtchen Törtchen’s.

 

De tarde: Museu Ludwig

 

De regresso ao centro de Colónia e, à sombra da colossal Catedral, fica o excelente Museu Ludwig. A sua colecção permanente inclui algumas das obras de arte mais emblemáticas do mundo, tais como quadros pop art de Roy Lichtenstein ou obras de Picasso, em número suficiente para rivalizar com galerias em cidades espanholas e francesas.

 

Se estiver de visita durante a hora de almoço, não se esqueça de que o padrão de comida no Café e Restaurante Ludwig im Museum é do melhor que há.

 

Não vai encontrar ali nenhuma wrap pré-embalada e mole. Este é o lugar perfeito para comer qualquer coisa antes de se perder no mundo da arte abstracta.

Retrospectiva de Joan Mitchell

A minha visita coincidiu com a retrospectiva de Joan Mitchell, patente no museu. A exposição combinava documentários a preto e branco com quadros da artista, de forma a proporcionar uma visão detalhada do estado de espírito de Joan Mitchell, quando esta produziu algumas das suas obras mais complexas.

 

Não estava familiarizada com o seu trabalho, mas dei por mim a ver a exposição durante duas horas, graças à distribuição inteligente do espaço e à forma interessante de contar a história da artista.  Definitivamente cativante.

 

À noite: cervejas e ritmo

Um prato de tradicional Rheinischer Sauerbraten

Delicie-se com a gastronomia tradicional de Colónia numa brauhaus acolhedora, como por exemplo na Brauhaus Gaffel am Dom, ou na sempre animada Fruh am Dom.

 

Mais tarde, vá até à zona de Ehrenfeld e continue a festa na E-feld, uma discoteca tipo adega, que costuma atrair DJs de renome. Outra opção é ir para a fila da outra principal discoteca de Ehrenfeld, que dá pelo nome de Underground.

Sábado

De manhã: Catedral de Colónia

Catedral de Colónia

A primeira coisa a fazer é riscar a Catedral de Colónia da sua lista. A Catedral é um símbolo da cidade há centenas de anos, não sendo difícil perceber porquê.

 

Não só é a maior catedral da Europa em estilo gótico, como também é um dos poucos edifícios de Colónia que sobreviveu (quase ileso) à Segunda Guerra Mundial.

 

Enquanto a maior parte da cidade foi dizimada por bombardeamentos, sendo reconstruída num estilo de arquitectura do século XX, a Catedral apenas sofreu danos parciais, estando de pé desde 1248.

 

Ainda mantém os seus vitrais nas janelas, que datam da época medieval, para além de ter também uma janela contemporânea, num género “pixelizado”, concebida pelo artista Gerhard Richter.

 

Certifique-se de que tomou um pequeno-almoço reforçado, antes de se aventurar na tarefa de subir até ao topo da torre do sino da Catedral. São só 500 degraus...

 

De tarde: ir às compras, ir às compras e ir às compras.

O Café Eigel é o sítio perfeito para fazer um intervalo num dia de compras

O Bairro Belga é uma das zonas da moda da cidade, sendo um paraíso para quem gosta de fazer compras, já que vai encontrar boutiques de designers e uma selecção diversificada de cafés e restaurantes.

 

Vai ser difícil sair de mãos a abanar de qualquer uma das suas boutiques, sapatarias e lojas de discos vintage. Se preferir nomes mais consagrados e grandes armazéns, vá até Schildergasse, conhecida como uma das melhores ruas para fazer compras em toda a Europa.

 

Alimente a sua incursão nas compras com um delicioso chocolate quente ou uma fatia de bolo no agradável Café Eigel.

 

Tal como na maioria das cidades por toda a Alemanha, as lojas fecham ao domingo (à excepção de quiosques pequenos), por isso as lojas maiores costumam estar abertas até tarde ao sábado, usualmente até às 20h00.

 

À noite: Bairro belga e Kwartier Latäng

Os bairros de Colónia ganham vida após o pôr-do-sol

O Bairro Belga é o sítio ideal para relaxar, após um dia passado a fazer compras. O Salon Metzgerei Schmitz é um pequeno e curioso restaurante que, noutros tempos, foi o talho mais antigo de Colónia.

 

Embora a decoração ainda preste homenagem ao passado carnudo do espaço, o que vai encontrar na actualidade são empregados a servir os melhores quiches vegetarianos, bolos e saladas da cidade, sendo toda a comida preparada com ingredientes frescos e de origem orgânica.

 

Mais tarde, vá até ao Kwartier Latäng [Bairro Latino], que é a zona da cidade onde os estudantes vivem. Lá, poderá desfrutar da animada vida nocturna do bairro. O Meister Gerhard é um sítio popular para comer tapas e beber vinho, enquanto o Spirits Bar serve alguns dos melhores cocktails da cidade.

Domingo

De manhã: Museu MAKK

Sendo que as lojas estão adormecidas até segunda-feira e a maior parte dos habitantes de Colónia está a dormir, domingo é o dia ideal para ir até ao Museum für Angewandte Kunst Köln [Museu das Artes Aplicadas de Colónia], também conhecido por MAKK.

 

O museu adquiriu mais de 100 mil peças, que vão desde o século X até à actualidade, que incluem mobiliário, artigos decorativos e obras em cerâmica. A sua colecção mais popular inclui artigos domésticos do século XX, tais como televisões antigas, telefones, máquinas fotográficas e rádios, assim como obras de arte moderna da autoria de artistas como Kandinsky.

 

Depois de visitar o museu, vá até ao Café Fassbender e delicie-se com o seu lendário brunch.

 

De tarde: um passeio pelo Rheinauhafen

Veja a cidade a partir de um ponto de vista diferente, no futurístico edifício Rheinauhafen da cidade.

Se quiser desfrutar da melhor vista sobre a cidade de Colónia, vá de elevador até ao terraço no topo do Triângulo de Colónia, localizado em Ottoplatz 1. Trata-se de um arranha-céus na margem leste do Reno.

 

A vista panorâmica de 360°, a partir de uma altura de 103 metros é espectacular. Suba até ao 28º andar no elevador, vá de escadas até à penthouse do 29º andar e veja a cidade de uma perspectiva completamente diferente.

 

A partir do Triângulo de Colónia, vá em direcção ao sul, passe a Pointe Deützer, ao longo do passeio pedestre da margem leste do Reno. Esta via pedestre permite-lhe ter a perspectiva perfeita do centro histórico do outro lado do rio.

 

Trata-se de um caminho concorrido, já que vai encontrar muitas pessoas a fazer caminhada ou a correr. No entanto, há bancos suficientes para quando quiser carregar no botão de pausa e, simplesmente, apreciar tudo em redor.

 

Quando o seu apetite tiver despertado, celebre a última parte da sua visita na Peter’s Brauhaus e comece a planear o seu regresso à cidade mais descontraída da Alemanha.

 

Voos para Colónia

 

- Fiona Hilliard