Uma viagem de carro: Newquay e a costa da Cornualha.

Uma viagem de carro pela Cornualha tem o potencial de ser a viagem de uma vida, graças ao seu povo acolhedor, ondas selvagens e quilómetros atrás de quilómetros de costa natural para explorar.

 

Independentemente de ires em busca de um fim-de-semana cheio de acção, a fazer surf e caminhadas, ou se preferes passar duas semanas a percorrer estradas secundárias tranquilamente, em busca do património inglês, paisagens marinhas majestosas e simpáticos pubs rurais, vais ver que a Cornualha tem tudo o que precisas.

 

Em seguida, apresentamos-te algumas sugestões para aperfeiçoares o teu roteiro para a viagem de carro perfeita pela Cornualha.

Monta o teu quartel-general em Newquay

Créditos da imagem: Ben Holbrook

Conhecida pelas suas lojas coloridas, cafés e pubs à beira-mar, a vila costeira de Newquay é a primeira opção para famílias, casais e grupos de amigos que vêm visitar a Cornualha. Com as suas 12 praias em redor, nunca vais estar muito longe de um passeio ou volta de carro perto do mar.

Fistral Beach Hotel and Spa – Créditos da imagem: Ben Holbrook

Para além disso, a reputação de Newquay como um destino de topo significa que há imensas opções de alojamento à escolha. Quer estejas à procura de uma estalagem barata para surfistas, quer de um hotel de luxo com vista para o mar, vais encontrar de certeza o sítio perfeito para montares o teu quartel-general.

 

Eu fiquei alojado no glorioso Fistral Beach Hotel and Spa e adorei acordar todas as manhãs com o som das ondas a rebentar na praia e os gritos de gaivotas esfomeadas.

Créditos da imagem: Ben Holbrook

As vistas para Fistral Beach são totalmente inspiradoras - são tão belas que até deixei as cortinas abertas, para poder acordar quando o sol se ergue sobre o mar.

Visita o Cabo da Cornualha e descobre paisagens-património intensas

Cabo da Cornualha - Créditos da imagem: Ben Holbrook

A uma hora de viagem de carro, cheia de coisas bonitas para ver, a partir de Newquay, vais encontrar as paisagens mais impressionantes da Cornualha. O Cabo da Cornualha é um promontório icónico, que entra pela água adentro, no ponto em que o Atlântico se divide em dois, em direcção ao Canal da Mancha para sul, e para o Canal de Bristol e Mar Irlandês para norte. Arrasado pelo vento e pelas ondas, é um belo cenário para uma caminhada revigorante. Não percas a oportunidade de ver as Rochas de Brison, responsáveis por muitos naufrágios no passado. Também consta que, outrora, também foram usadas como uma prisão espartana.

Créditos da imagem: Ben Holbrook

Para além disso, a viagem de carro de Newquay ao Cabo da Cornualha atravessa uma parte da “Tin Coast”, o maior local britânico industrial Património da Humanidade. Ali, vais encontrar paisagens verdes e graciosas, temperadas com resquícios de antigas minas de lata, que datam do início do século XIX.

Aprende a fazer surf em Fistral Beach
Newquay é a capital indisputada da cena do surf na Grã-Bretanha. Ali, decorrem frequentemente competições que atraem surfistas profissionais dos quatro cantos do globo.
Fistral Beach: Créditos da imagem – Ben Holbrook

Há inúmeros sítios em Newquay e arredores para fazer surf, com ondas para todos os níveis e capacidades. No entanto, o sítio mais famoso é, sem dúvida, Fistral Beach.

 

Estendendo-se por cerca de 750 metros, há imenso espaço para as centenas de surfistas que ali vão, durante todo o ano. Durante a temporada de Inverno, é quando as ondas são maiores, com monstros que chegam a uma altura de 30 metros. Em contrapartida, a temporada do Verão traz temperaturas mais quentes e ondas mais pequenas, perfeitas para aprender ou para aperfeiçoar as tuas manobras.

 

Se nunca fizestes surf, podes marcar uma aula com a Quiksilver Surf School. Ali, vais ser guiado/a e acompanhado/a por um profissional simpático, do primeiro chapinhar à primeira onda.

Faz uma caminhada pelo Trilho da Costa Sudoeste

O Trilho da Costa Sudoeste, com vista para Crantock Beach: Créditos da imagem – Ben Holbrook

A Cornualha é o paraíso dos pedestrianistas, com inúmeros trilhos que passam por promontórios escarpados, pântanos relvados, portos de pesca coloridos e miradouros dramáticos, com vista para bancos de areia.

 

A Cornualha também se orgulha de ter uma secção com cerca de 500 quilómetros do famoso Trilho da Costa Sudoeste britânico, que tem algo para todos os amantes das caminhadas, sejam profissionais ou amadores.

Créditos da imagem: Ben Holbrook

Entrei num trilho a alguns passos do meu hotel e segui-o até ao fim, passando pelo promontório devastado e pelo idílico recanto de Crantock Beach, que permanece relativamente tranquilo, mesmo na época alta. Não te esqueças de levar a tua máquina fotográfica.

Deixa-te mergulhar na beleza botânica do Eden Project

Créditos da imagem: Ben Holbrook

Como se a Cornualha não fosse uma região suficientemente bela, ainda para mais alberga aquela que é a maior floresta tropical interior do mundo. Os biomas gigantescos do Eden Project (uma espécie de estufas em ponto grande) recriam diversos climas e ambientes naturais, que vão desde as florestas tropicais e ilhas do Sudeste Asiático, África Ocidental e América do Sul, até aos climas menos húmidos do Mediterrâneo, África do Sul, Califórnia e Austrália Ocidental.

Créditos da imagem: Ben Holbrook

A educação está no centro deste projecto, que liga visitantes de todas as idades com um mundo vivo, encorajando-nos a trabalhar para um futuro mais sustentável. O Eden Project também organiza concertos de música ao vivo, sendo inquestionavelmente um dos espaços de eventos culturais mais bonito da Europa.

Créditos da imagem: Ben Holbrook
Delicia-te com a gastronomia da Cornualha
Com a sua terra arável e portos movimentados, não é surpresa que a Cornualha seja um sítio fantástico para comer, tendo para oferecer desde peixe fresco e marisco a ingredientes que vêm directos da terra para o prato. Enfia-te num café à beira-mar para tomares um chá com natas típico da Cornualha e prova um pouco do famoso gelado local. Em alternativa, para te aqueceres depois de uma daquelas aulas de surf, podes optar por um pastel típico, recheado de carne.
Créditos da imagem: Ben Holbrook
Créditos da imagem: Ben Holbrook

Depois de um longo dia a fazer caminhadas, nada como um belo pub rural, onde podes relaxar em frente de uma lareira, com uma pint de cidra regional e uma deliciosa refeição de pub.

Créditos da imagem: Ben Holbrook

Se quiseres jantar com uma vista épica sobre Fistral Beach, vai até ao restaurante Lewinnick Lodge, à beira da falésia, para tomares uma pint ao pôr-do-sol. Descobre a gastronomia europeia contemporânea, que se baseia na produção local mais fresca, e certifica-te de que brindas ao final do dia com um gin tónico, feito com gin da Cornualha, proveniente da destilaria local Tarquin’s.

 

Voos para Newquay 

 

- Ben Holbrook