Conhecer Madrid como se fosse de lá, com Almudena e Marcela de la Peña

As irmãs madrilenas Almudena e Marcela de la Peña criaram o sítio web My Little Madrid como uma forma de proporcionar uma lista de sugestões de sítios excelentes para conhecer na cidade, como restaurantes, teatros, museus, lojas e bares, para habitantes locais e visitantes. Todos os anos, publicam uma versão actualizada da lista em papel, com dicas para conhecer a cidade como se fosses de lá. Sendo que a edição deste ano já esgotou, encontrámo-nos com a Almudena, para obtermos algumas recomendações exclusivas.

Conhecer Madrid como se fosse de lá, com Almudena e Marcela de la Peña

Imagem via My Little Madrid

“Quando algum amigo me visita em Madrid, o primeiro sítio onde o levo é a um dos museus: ao Prado, ao Reina Sofia, ou ao Thyssen. Depende da exposição do momento, porque há sempre colecções interessantes em Madrid. Para além do mais, adoro arte. A caminho do museu, tento sempre dar uma volta por zonas como o Barrio de las Letras ou Madrid de los Austrias. A melhor altura do ano para visitar Madrid é em Abril ou Maio, porque faz bom tempo e a cidade tem para oferecer imensas actividades ao ar livre. Também é em Maio que decorre o Festival de San Isidro, que inclui a tradicional feira de touros, bailes que duram toda a noite e a peregrinação à Pradera de San Isidro.  A melhor forma de te deslocares por Madrid é de transportes públicos, como táxis, autocarros e metro. São meios de transporte baratos e convenientes. Andar de bicicleta é algo muito novo na cidade, e os condutores precisam de se habituar a isso. Portanto, não sei se recomendaria para já aos visitantes fazê-lo, porque me parece que é ainda um bocadinho perigoso.

Onde comer em Madrid

Um bom sítio para desfrutar de um café é no Cafe Gijón, que fica no nº 21 do Paseo de Recoletos. Este café abriu a 15 de Maio de 1888 e, após a Guerra Civil, transformou-se num ponto de encontro de intelectuais, escritores e artistas.

A Casa Dani , no nº 28 de Ayala (dentro do Mercado de la Paz) é o meu sítio preferido para almoçar em Madrid. É um lugar muito autêntico, com comida excelente - peço sempre Arroz con Bogavante or Tortilla de Patatas. O Diverxo, no nº 23 da Padre Damian é um sítio fantástico para jantar em Madrid, porque o seu chef, David Muñoz, foi galardoado com três estrelas Michelin, sendo este restaurante conhecido pela sua gastronomia fora do habitual. Convém ter em conta que é muito difícil fazer reservas e que vais precisar de marcar com três meses de antecedência, pelo menos. Uma refeição no Diverxo pode durar até quatro horas, sendo concebida tanto para chocar, como para estimular os sentidos.

Podes apreciar a melhor vista sobre a cidade a partir do terraço do Circulo de Bellas Artes . Dali, podes ver toda a cidade, enquanto tomas um copo ou petiscas algo no Tartan Roof.

Tartan Roof

Antes de visitar Madrid

Antes de vires a Madrid, aconselho-te que leias algo da autoria de Camilo José Cela (la Colmena) ou de Ramon del Valle Inclan (Luces de Bohemia). Também podes ler algo sobre a noite madrilena durante o movimento dos anos 70 la Movida, ou ver alguns filmes de Almodovar, já que a maior parte deles foi filmada na cidade. As pessoas pensam que Madrid é uma cidade louca, mas na verdade, é muito organizada e segura. Os seus habitantes são muito hospitaleiros. Sim, é verdade que a vida nocturna não pára e as discotecas fecham muito tarde, mas isso é o que faz de Madrid uma cidade única.

Madrid à borla

Plaza Mayor

O melhor a fazer em Madrid sem gastar dinheiro é passear pelo Barrio de las Letras ou pela Plaza Mayor. Também podes relaxar no Parque Retiro, ou no Parque del Oeste e visitar o Templo Debod.O  Museo Cerralbo não é muito conhecido pelos visitantes, mas estes devem lá ir, porque se trata de um pequeno museu repleto de artefactos, sendo extremamente interessante. Antigamente, era a residência de Don Enrique de Aguilera y Gambo, XVII Marquês de Cerralbo, durante o século XIX. Actualmente, alberta a colecção de arte do Marquês, feita de peças de arte de valor incalculável, provenientes de todo o mundo. Todas as divisões estão perfeitamente preservadas, com a mobília e tecidos originais.

Madrid à noite

A zona de Chueca tem a melhor vida nocturna, porque se trata de uma zona cheia de animação, jovem e liberal. É preciso ter em conta que a noite em Madrid só começa a aquecer muito tarde e “tarde” quer dizer muito depois da meia-noite. Por isso, não fiques frustrado/a se quiseres divertir-te mais cedo!”

 

Voos para Madrid

 

- Fiona Hilliard