Joe Cawley, originário de Bolton, no Reino Unido, é o autor do livro More Ketchup Than Salsa: Confessions of a Tenerife Barman [“Mais ketchup do que molho: confissões de um barman em Tenerife”] e do guia de viagens My Destination Tenerife [“O meu destino é Tenerife”].
É também alguém extremamente qualificado para dar conselhos sobre o melhor que pode fazer durante a sua viagem a Tenerife.
Em 1991, Cawley trocou uma carreira numa peixaria no norte de Inglaterra por uma nova vida como dono de um bar em Tenerife.
Sem quaisquer conhecimentos sobre como gerir um negócio ou de catering, mas cheio de confiança, mergulhou de cabeça ao comprar o bar Smugglers Tavern, em La Caleta.
Desde que se mudou de armas e bagagens para Tenerife que se tornou num especialista em como viver na ilha. Encontrámo-nos recentemente com Joe, para descobrir quais são os seus melhores conselhos de viagem...
Quando algum amigo me visita em Tenerife, o primeiro sítio onde vamos é a um restaurante num cais em Los Abrigos. Não há nada como comer uma mariscada lentamente, perante um horizonte marítimo, para marcar o ritmo e tema da estadia.
As duas melhores coisas em Tenerife são o clima (naturalmente) e o ritmo relativamente lento a que corre a vida.
Neste momento, estou a recuperar de uma curta estadia em Londres, o que me deixa sempre com sequelas cerebrais, por causa da velocidade a que as coisas acontecem por lá.
Não há nada como uma viagem de Inverno a Tenerife, para aproveitar ao máximo o tempo quente, enquanto o norte da Europa se cobre de branco.
Para encontrar restaurantes e bares, vá até à Golden Mile, na Playa de Las Americas. Para almoçar, recomendo o Monkey Bar & Grill, o Bianco para jantar e o Magic para tomar uns copos.
Se tivesse de recomendar apenas um prato local, teria de ser o molho cubano caseiro. É um molho servido em todo o lado, que pode comer com pão e peixe, e que tem tonalidades que vão desde o verde mais suave até ao vermelho mais fogoso.
O bar Flash Point, em El Medano, é um óptimo sítio para tomar um café, enquanto observa os praticantes de windsurf.
Aconselho que leia algo sobre o terreno e sobre as paisagens fora do vulgar da ilha.
As pessoas tendem a pensar que Tenerife é uma estância de praia unidimensional, mas trata-se na verdade de uma das ilhas mais diversas do planeta, com florestas que parecem selvas, falésias vertiginosas e uma paisagem surreal de montanhas lunares.
Recomendo às famílias uma visita ao Siam Park, porque os miúdos nunca lhe perdoarão se não forem... Em todo o caso, pode sempre usá-los como desculpa para dar largas à “criança dentro de si”, desfrutando de alguns dos melhores escorregas de água do mundo.
A melhor actividade à borla em Tenerife é ir de carro até ao monte Teide. Não há muitos turistas que conheçam Alcala.
No entanto, deve ir lá, porque vai ter a oportunidade de fazer mergulho com tartarugas. Se quiser fugir dos resorts mais populares, recomendo que viaje até El Medano ou Alcala.
As melhores praias encontram-se no sul da ilha.
Vai poder assistir aos melhores pores-do-sol na Praia San Juan, no momento em que o sol desliza por trás da ilha de La Gomera, o porto reflecte as tonalidades em mutação e o céu passa de um laranja flamejante para um glorioso tom de vermelho.
- Fiona Hilliard