Conhecer Estrasburgo como se fosse de lá com Julien Renouf

Julien Renouf vive em Estrasburgo desde 2003, tendo fundado o sítio web Blog Kapoue para partilhar notícias sobre eventos, aberturas de restaurantes e entrevistas com habitantes locais desta cidade e da região da Alsácia.

 

Sendo um especialista naquilo que está a acontecer nesta cidade a todo o momento, Julien pareceu-nos ser a pessoa indicada para levantar o véu e mostrar-nos quais são as atracções mais interessantes de Estrasburgo...

Julien Renouf, habitante da cidade de Estrasburgo

“Quando algum amigo me visita em Estrasburgo, o primeiro sítio onde o levo é ao bairro de La Petite France. É uma zona da cidade repleta de ruas calcetadas e casas à beira de canais, com a arquitectura típica em madeira da região da Alsácia.

 

Pode tirar fotografias incríveis ali, mas a melhor vista sobre a cidade de Estrasburgo é a da plataforma da catedral. Esta é uma das catedrais em estilo gótico mais belas da Europa.

 

É possível ver toda a cidade, as esplanadas encantadoras, todas as instituições oficiais da União Europeia e, ao longe, as montanhas da Floresta Negra e de Vosges.

 

A melhor forma de se deslocar por Estrasburgo é de bicicleta. A cidade tem uma enorme rede de ciclovias seguras, para além de estar num terreno plano.

 

Os alugueres de bicicletas são baratos e assim pode passar o seu tempo a ver as principais atracções da cidade de uma forma agradável. Pode até mesmo ir de bicicleta até à cidade vizinha de Kehl, na Alemanha.

Onde comer em Estrasburgo

Oh My Goodness Café

Um brunch no SOUL Meat (le Diable Bleu) é o meu pequeno-almoço preferido em Estrasburgo. Para mim, é o melhor brunch, já que as doses são sempre generosas, a comida é caseira e o serviço é muito agradável... mas, infelizmente, só servem brunch ao domingo!

 

Para desfrutar de um bom café, recomendo o Oh My Goodness Café. A decoração tem imenso estilo, é um espaço tranquilo e os funcionários falam inglês. 

 

O meu restaurante preferido para almoçar em Estrasburgo é o Bistrot Coco. Peço sempre o prato do dia, porque sei que vai ser sempre bom.

 

A comida ali tem sempre imenso sabor e os preços são razoáveis, especialmente se não pode gastar muito dinheiro durante a sua viagem. 

 

Para jantar em Estrasburgo, o restaurante Les Innocents é um óptimo sítio. É um restaurante novo, cuja decoração é inspirada nos anos 30, com retratos de gangsters e uma jaula que funciona como adega.

 

A comida é deliciosa e, graças a isso, a reputação dos chefs está a aumentar de forma fantástica.

Antes de visitar Estrasburgo

O Palácio de Rohan, visto de cima

Antes de vir a Estrasburgo, aconselho-lhe que leia algo sobre Tomi Ungerer, um ilustrador de fama mundial, que é originário de Estrasburgo.

 

As pessoas tendem a pensar que Estrasburgo é como a Alemanha, mas trata-se de uma cidade que mistura o melhor de duas culturas; a francesa e a alemã, numa mistura muito atraente!

De compras em Estrasburgo

O Mercado de Natal de Estrasburgo atrai sempre multidões

Para ir às compras, não há sítios melhores do que La Place des Halles e Rivétoile. Trata-se de um centro comercial enorme, onde vai encontrar imensas lojas de roupa e sítios para comer.

 

Também recomendo um passeio por Rivétoile, nas docas. É um bairro muito agradável. Durante as semanas que antecedem o Natal, a cidade ganha um aspecto realmente fantástico. 

 

Essa é a altura perfeita para visitar Estrasburgo, já que o Mercado de Natal de Estrasburgo é famoso por ser um dos mais bonitos da Europa.

 

Não há nada como beber um vinho quente nas ruas onde decorre o mercado, à medida que vai começando a nevar.

Estrasburgo à borla

Museu de Arte Moderna de Estrasburgo

A melhor coisa que pode fazer à borla em Estrasburgo é visitar os museus da cidade no primeiro domingo de cada mês, quando a entrada é gratuita em todos. Recomendo o belo Museu de Arte Moderna da cidade.

 

Outro sítio é o Parc de l’Orangerie, um local que muitos visitantes não conhecem, mas onde deviam ir, porque é um espaço tranquilo para fazer um piquenique, dar um passeio, jogar bowling ou até mesmo visitar os animais no jardim zoológico.

Estrasburgo à noite

Le Troquet des Kneckes

Estrasburgo é a segunda cidade com maior população estudantil de França. Por isso, vai encontrar imensos bares e tabernas na cidade. Se quiser tomar um copo num espaço agradável, experimente ir até ao Le Troquet des Kneckes.

 

É um bar tranquilo, cujo ambiente é sempre bom, sendo o sítio perfeito para beber uma ou duas cervejas, ou jogar matraquilhos ao início da noite...”

 

Estas são as sugestões de Julien. É de Estrasburgo, ou visitou a cidade recentemente?  Queremos saber a sua opinião. Deixe-nos as suas recomendações e sugestões!

 

Voos para Estrasburgo

 

- Fiona Hilliard