Cinco formas de conhecer Dublin no Inverno

Como destino turístico durante o Inverno, Dublin pode não ser o sítio ideal para quem procura céus limpos e altas temperaturas, mas nem tudo é sombrio e chuvoso.

 

Na verdade, a cidade ganha vida nesta altura do ano com uma ampla gama de festivais, espectáculos e atracções de Inverno, tudo isto envolto no acolhedor espírito irlandês, que brilha independentemente do tempo que faça.

 

Agasalhe-se e vá ver estas cinco atracções de topo em Dublin neste Inverno...

1. Dentro de portas

Quer fugir ao frio invernoso? Felizmente, a maior parte das atracções de Dublin ficam dentro de quatro paredes.

 

Aventure-se dentro da Kilmainham Gaol, a maior prisão desocupada na Europa, ou esconda-se dentro da Trinity College Dublin, onde pode dar uma espreitadela ao valioso Livro de Kells.

 

O Museu Nacional de Dublin é um dos locais mais visitados da cidade, enquanto a Galeria Nacional da Irlanda alberga obras de arte europeias e irlandesas.

 

Termine a jornada na Guinness Storehouse, onde pode passar pela experiência de uma brilhante exposição multimédia e aquecer-se com uma pint de cerveja preta no Gravity Bar, um espaço 360°.

2. Passeios de Inverno e mergulhos para corajosos

Inspire a brisa marítima e energize-se com uma viagem a uma das espectaculares vilas à beira-mar dos arredores de Dublin.

 

Suba ao monte Killiney e deixe-se encantar pelas espantosas vistas panorâmica; prove marisco fresco e dê um passeio pelo belo porto de Howth. Sente-se cheio de coragem? Então, dê um mergulho nas águas geladas do Forty Foot, em Sandycove.

 

Este sítio lendário para banhos é popular durante todo o ano, em especial no Dia de Natal, altura em que os habitantes locais o inundam para um mergulho antes de atacar o perú natalício.

3. Vá ver um espectáculo

O panorama cultural de Dublin fervilha em qualquer altura do ano. O Inverno proporciona a desculpa perfeita para escapar à fúria dos elementos e ir a um dos numerosos teatros e outros espaços espalhados por toda a cidade.

 

Vá ver um espectáculo em Smock Alley, onde as massas têm encontrado entretenimento desde 1662, ou vá ao Bord Gais Energy Theatre, onde poderá encontrar vários musicais, óperas e um pouco de tudo pelo meio em cena.

 

Apetece-lhe ir ver um talento internacional? Poderá encontrar concertos intimistas em Vicar Street e no Whelan’s.

4. Celebrações de Ano Novo

Se estiver por Dublin no final de Dezembro, assista ao espectacular Festival de Ano Novo, que acontece todos os anos. É uma extravagância com a duração de três dias, entre 30 de Dezembro e 1 de Janeiro.

 

Veja como a cidade se transforma à medida que os locais mais emblemáticos se iluminam, enquanto as ruas secundárias entram em festa e uma sensação celebratória enche o ar.

 

Como qualquer festival, não podia deixar de incluir eventos de música ao vivo: nesta altura, regressam os Countdown Concerts [concertos de contagem para a meia-noite], com um cartaz de artistas irlandeses nos tops a anunciar a chegada do novo ano.

 

É um evento a não perder!

5. Pubs acolhedores e gastronomia tradicional

Não há nenhum lugar no mundo que tenha noites de Inverno tão acolhedoras como as de Dublin. Por isso, dê a sua jornada cheia de actividade por terminada num dos famosos restaurantes ou pubs da cidade.

 

Os melhores restaurantes de Dublin misturam uma experiência de jantar ousada e moderna com gastronomia caseira tradicional. O resultado é uma refeição topo de gama.

 

Após refastelar-se, dê um passeio e vai garantidamente dar de caras com um sítio para beber uma pint em todas as esquinas. Por isso, enfie-se dentro de um local recôndito com uma bebida na mão e deixe-se ficar, observando o mundo lá fora.

 

Sláinte!