12 incríveis destinos para um Verão de sonho

Se for como nós, deve ter-se fartado de trabalhar durante este Inverno que agora termina.

 

Quando a chuva não pára de cair e as tempestades são um acontecimento tão habitual que até as trata pelo nome próprio, imaginar a chegada do Verão pode parecer um pensamento longínquo.

 

Contudo, não o é de todo, e quando o Verão chegar, vai apanhá-lo/a de surpresa. Portanto, porque não se deixar levar pela fantasia de uma viagem e começar a planeá-la?

 

Encontrámos 12 locais europeus incrivelmente belos, tão espectaculares que lhe vão dar vontade de marcar as suas férias estivais agora mesmo...

Parque Nacional de Plitvice, Croácia

O Parque Nacional de Plitvice é como se fosse o paraíso na terra da Europa.

 

São dezasseis lagos, de uma beleza espectacular, com água que cai numa rede de cascatas de uns para outros, sobre diques naturais de pedra calcária.

 

Em redor, quilómetros e quilómetros de uma paisagem de floresta natural maravilhosa. Pode chegar ao Parque Nacional a partir de Rijeka ou Zadar em menos de duas horas. Provavelmente, nunca mais vai querer regressar a casa.

Cofete, Fuerteventura

A ilha de Fuerteventura é um pouco mais tranquila do que as outras ilhas das Canárias, sendo que a praia de Cofete é um dos seus sítios mais remotos.

 

Trata-se de uma vasta praia, selvagem e misteriosa, com um acesso difícil, já que a viagem de carro até lá é feita através de estradas íngremes e com apenas uma faixa de rodagem.

 

No entanto, numa caminhada pela praia, com as montanhas de Jandia a ornamentar o horizonte, não há como não aceitar que a jornada valeu a pena.

O Buraco Azul, Malta

Será que esta é a piscina natural mais bonita da Europa? Não só pode mergulhar de cabeça nestas águas azuis do Mediterrâneo, como estará a saltar directamente para dentro de uma piscina natural e protegida, criada por uma gruta subaquática.

Sete Cidades

Há tantos sítios bonitos para conhecer nos Açores que nem vai saber de que terra é. Contudo, provavelmente o mais belo de todos é Sete Cidades.

 

Esta gigantesca cratera vulcânica, com cerca de 5 quilómetros de diâmetro, tem dois lagos espelhados dentro, ideais para nadar ou praticar paddleboarding. No entanto, aquilo que é verdadeiramente espectacular é a vista do topo da cratera para dentro.

Praia de Navagio, Zakynthos

A praia de Navagio é uma das mais belas das Ilhas Gregas.

 

Visitar esta praia, que fica na costa noroeste da ilha de Zakynthos, é garantia de passar um dia na praia, do qual nunca mais se vai esquecer, com seixos brancos, águas paradisíacas, falésias incríveis e até mesmo um navio naufragado.

Cinque Terre

As cinco aldeias piscatórias de Cinque Terre são algo saído directamente de um conto de fadas.

 

Trata-se de um caótico e colorido aglomerado de casas plantadas no topo de falésias douradas, marcando uma bela extensão de quase 10 quilómetros da costa norte de Itália.

 

Não há sítio mais romântico, sendo que ainda por cima, vem com deliciosa comida italiana... definitivamente um vencedor!

Formentera

Formentera é a ilha mais pequena das Baleares. A única forma de lá chegar é através de uma viagem de barco a partir de Ibiza, o que quer dizer que Formentera normalmente não tem as multidões que as outras ilhas Baleares têm.

 

É um pequeno paraíso como deve ser, e considerando a ênfase ali colocada na protecção do ambiente, assim deverá permanecer.

 

Vá até lá para dar um mergulho nas águas mais límpidas onde alguma vez nadou e assista a pores-do-sol de cortar a respiração.

Oia, Santorini

Parte das ilhas Cíclades, na Grécia, a ilha de Santorini é como um pedaço do paraíso na Terra.

 

A aldeia de Oia é uma das povoações mais famosas desta ilha, graças à sua localização no topo de uma falésia, às suas casas caiadas de branco com telhados azuis e à vista sobre o mar Egeu, quando o sol se põe no horizonte.

Trolltunga, Noruega

A Língua do Troll [Trolltunga em norueguês] fica a uma distância considerável de carro de Oslo, mas uma vez que chegue a Odda, na costa oeste da Noruega, vai garantidamente iniciar a caminhada de uma vida.

 

A subida demora entre 10 a 12 horas, sendo que vai ascender até cerca de 900 metros. Quando chegar ao fim, vai sentir imensas dores de pernas, mas a recompensa é melhor do que possa imaginar.

 

Sente-se na ponta de Trolltunga, sobre o lago Ringedalsvatnet, e prepare-se para ficar de boca aberta.

Kotor, Montenegro

Voe para Podgorica e vá de carro até Kotor - a viagem demora cerca de duas horas. Quando lá chegar, faça um cruzeiro pela baía de Kotor.

 

Vai sentir-se como se estivesse no meio do cenário de “O Senhor dos Anéis”, rodeado de montanhas imponentes por todos os lados, à medida que navega por águas tão límpidas e calmas como cristal.

 

À noite, a vila de Kotor ilumina as montanhas e reflecte-se na água, como o brilho das estrelas.

Lauterbrunnen

Não há sítio mais bonito nos Alpes como Lauterbrunnen.

 

A uma viagem de carro de cerca de duas horas a partir do aeroporto de Basileia, Lauterbrunnen é um profundo vale, feito de penhascos gigantescos, elevações pontiagudas, prados alpinos verdes e viçosos, já para não falar das 70 ruidosas e enormes cascatas. Não há nenhum sítio na Terra que se lhe compare.

 

No entanto, tenha atenção aos BASE jumpers!

Os Penhascos de Moher

Tão assustadores como belos, os Penhascos de Moher são ameaçadoramente negros e absolutamente enormes, chegando a uma altura de mais de 200 metros em alguns lugares.

 

Estes penhascos dominam cerca de 8 quilómetros da costa selvagem de County Clare. Se os visitar num dia em que esteja bom tempo, é uma experiência gloriosa.

 

Contudo, mesmo que vá num dia menos bom - e sejamos sinceros, isso pode acontecer facilmente no oeste da Irlanda - poderá vê-los no seu aspecto mais intimidante.

 

Quando o Atlântico bate violentamente contra os penhascos, o vento ruge e o céu está escuro, é difícil não se sentir como se estivesse no meio de “A Guerra dos Tronos”.

 

- Dee Murray